scorecardresearch ghost pixel



VALE-GÁS: ainda é possível solicitar o benefício para receber em dezembro?

Pagamentos do benefício retornam neste mês para quase 6 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.



O Auxílio Gás retorna em poucos dias para cerca de 5,98 milhões de famílias após uma pausa durante o mês de novembro. Como os repasses do programa são bimestrais, eles só acontecem nos meses pares do ano.

Leia mais: Famílias recebem última parcela do Auxílio Brasil em dezembro

O benefício foi criado para auxiliar os brasileiros de baixa renda na compra do gás de cozinha, cujos preços dispararam nos últimos meses. O valor da parcela originalmente equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, mas desde agosto o governo federal está pagando 100% desse patamar.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que possibilitou o aumento prevê o repasse em dobro somente neste ano. Dessa forma, o vale-gás deve voltar a ser igual a 50% do valor do botijão a partir de 2023.

Como receber o vale-gás?

De acordo com as regras do programa, pode receber o benefício a família com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que tenha renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa. Também pode solicitar o pagamento o lar composto por algum cidadão beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Considerando o alto número de pessoas que estão dentro dos critérios mencionados, o Ministério da Cidadania tem selecionado apenas famílias do Auxílio Brasil para receber o vale-gás nos últimos meses. Por isso, as chances de ser aprovado são bem maiores para quem já faz parte do programa social.

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se tornar elegível, o primeiro passo é fazer a inscrição no Cadastro Único. O responsável tem duas opções: realizar um cadastro prévio no aplicativo ou comparecer diretamente a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O pré-cadastro agiliza o atendimento presencial, mas não é obrigatório. Na data do atendimento, é necessário apresentar um documento pessoal de cada membro da família, além de passar por uma entrevista.

Calendário do vale-gás

Confira o calendário de dezembro do Auxílio Gás, que considera o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário:

  • Final do NIS 1: 12 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 2: 13 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 3: 14 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 4: 15 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 5: 16 de dezembro de 2022.
  • Final do NIS 6: 19 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 7: 20 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 8: 21 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 9: 22 de dezembro de 2022;
  • Final do NIS 0: 23 de dezembro de 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário