Desde a última segunda-feira, 26, a emissão de passaportes está sendo normalizada. A informação é da Polícia Federal. A corporação afirma que a distribuição de documentos com demanda represada já está em andamento.
Leia mais: Saiba qual é o passaporte mais poderoso do mundo (e a posição do Brasil)
No entanto, na semana passada, a Polícia Federal informou que 108.701 pessoas aguardavam por passaporte. Contudo, vale lembrar que a entrega será gradual e, por isso, é preciso consultar o status da solicitação no portal eletrônico da PF antes de ir ao posto fazer a retirada.
Confecção de passaportes
Em nota, a Polícia Federal disse que os atendimentos de novos pedidos seguem sem alterações em todo o território nacional e que os prazos serão normalizados assim que as solicitações anteriores sejam processadas. A confecção de passaportes sofreu interrupção em 19 de novembro por falta de recursos.
Porém, uma semana depois o governo federal remanejou R$ 37,36 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a reativação do serviço. Ainda assim, a quantia só atendeu a produção de passaportes solicitados até 30 de novembro, suspendendo novamente o serviço.
Valores
O passaporte é documento indispensável para comprovação da identidade do viajante, além de servir como ponto de registro de entrada e saída, vistos e autorizações. Por fim, para a emissão do passaporte é preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. A administração destes valores é de responsabilidade do Tesouro Nacional.