Você sente que a sua internet está mais lenta do que o normal? Existe uma pequena possibilidade de que mais alguém possa estar utilizando ela e alguns sinais podem ser percebidos.
VEJA TAMBÉM
- Usar capinha pode danificar o celular? 3 cuidados que você deve adotar
- Mensagens apagadas por engano no WhatsApp já podem ser recuperadas
Desde já: não saia acusando ninguém. Fique de olho nos sinais e usufrua da tecnologia para identificar possíveis invasores que estão deteriorando a sua rede.
Quais são os sinais de que meu wi-fi está sendo roubado?
Anúncios estranhos
Os anúncios, para o algoritmo, são baseados naquilo que você visita. Ou seja, caso você entre em vários sites de roupas, os anúncios personalizados serão de roupa também.
Fique atento se você percebe que os anúncios que você está visualizando não tem nenhuma relação com o que visita, ainda mais quando você mora sozinho (a). Alguém pode ter acessado o seu wi-fi e mantido conexão enquanto ele estava público. É uma possibilidade!
Lentidão de acesso
Vale dizer: a possibilidade é baixa e você não deve de forma alguma sair fazendo acusações. Agora, caso a internet esteja lenta por um período prolongado, aí sim seria uma boa suspeita e que deveria ser resolvida com um técnico.
Uma troca de roteador, por sua vez, impediria totalmente que a pessoa que havia supostamente invadido a sua conta, tenha acesso à sua nova rede.
Como posso identificar o invasor de fato?
Pelo aplicativo do seu roteador
Se o seu roteador for D-Link, Intelbras, Multilaser ou TP-Link, por meio de seus aplicativos é possível fazer uma gestão de wi-fi. Dentro dele, são identificados todos aqueles que têm acesso à rede. Eles podem ser baixados pela loja virtual do seu dispositivo.
Pelo computador
Além disso, no computador, o Wi-Fi Guard é uma excelente opção para detectar invasores. Ele fará um escaneamento e identificará possíveis acessos indesejados. Esteja de olho e não permita que sua internet seja “sugada”!