scorecardresearch ghost pixel



Má notícia para os beneficiários do programa Auxílio Gás

Conhecido como vale-gás nacional, benefício social passará por mudanças no próximo ano. Saiba o que esperar.



Mais de 5,5 milhões de famílias de baixa renda receberam o Auxílio Gás dos Brasileiros em dezembro. Criado para ajudar os brasileiros mais pobres após o aumento nos preços do gás de cozinha, o benefício passará por mudanças no próximo ano.

Leia mais: Tem até 17 anos? Você pode receber um benefício adicional do Auxílio Brasil

O vale-gás nacional deste mês foi de R$ 112 por beneficiário, valor calculado com base no preço médio do botijão de gás de 13 quilos. O cálculo é feito periodicamente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

O benefício originalmente corresponde a 50% do custo médio do item, e não 100% do patamar. Contudo, o governo federal aprovou em agosto uma medida que elevou o valor em 2022.

A partir de 2023, no entanto, o Auxílio Gás volta a pagar metade do botijão de 13 quilos para as famílias selecionadas. O próximo repasse do programa está previsto para fevereiro, já que o calendário é bimestral.

Futuro do benefício

Para garantir a continuidade de programas sociais importantes, incluindo o vale-gás, a equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva precisou apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição, a PEC da Constituição. O documento já foi aprovado pelas duas Casas do Congresso Nacional.

O texto retira bilhões em despesas do teto de gastos no próximo ano, o que garantirá recursos suficientes para manter benefícios essenciais para a população. O principal foco é a continuidade do Auxílio Brasil de R$ 600.

Também vale lembrar que a medida que estabeleceu a criação do Auxílio Gás tem vigência total de cinco anos, e este ano foi apenas o primeiro deles. Em teoria, os pagamentos estão garantidos pelo menos até 2026.

De maneira geral, é possível crer que o vale-gás não passará por outras alterações além da volta do valor original em 2022. Já para 2023, o governo eleito terá que encontrar saídas para acomodar os gastos com essas e outras iniciativas sociais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário