Esta quinta-feira (8) será um dia de variações climáticas em todo o país, de acordo com a previsão divulgada pela Climatempo. Enquanto chuvas e temporais são aguardados em uma parte do país, o calor e o sol irão aparecer em outra porcentagem. O sul e sudoeste baiano terão a presença de uma frente fria, enquanto outros pontos do nordeste e do norte contam com o risco de chuvas fortes.
Leia mais: Previsão: chuvas deixam 6 estados em alerta sob risco de enchente
As capitais paranaense e catarinense serão palco para outro fenômeno climático devido as baixas temperaturas: possibilidade de nevoeiro. Em contrapartida, áreas como a capital paulista, Mato Grosso e Porto Alegre (RS) terão sol, calor e tempo firme. Já no Maranhão e no sul do Piauí, chuva e sol durante todo o dia.
Previsão para as regiões brasileiras
Enquanto parte do país possui chuvas e nevoeiros, parte do interior e do sertão nordestino contam com tempo firme, abafado e dia com sol e chuva. Assim, é esperado pouca precipitação no litoral e o aumento dos temporais no sul e sudeste da Bahia, devido a passagem da frente fria.
O sudeste terá pancadas de chuvas em toda a região, com risco de descargas elétricas no centro-norte do Espírito Santo e parte do norte mineiro. No estado de São Paulo, as pancadas acontecerão isoladamente, assim como na Região dos Lagos (RJ) e no litoral fluminense. Fará sol no litoral e na capital paulista.
Em relação ao centro-oeste, a chuva ganhará força no Distrito Federal, aumentando as chances de temporais. Além disso, sol e fortes chuvas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior de Goiás. No entanto, as temperaturas permanecem altas, principalmente no interior da região.
A região sul ficará com tempo firme em grande parte dos municípios, incluindo Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). A temperatura fica alta no período vespertino, trazendo calor para muitas áreas sulistas. Contudo, haverá formação de nevoeiro durante o amanhecer em Curitiba e Florianópolis.
Por fim, o norte terá aumento de chuva no interior do Amazonas, elevando o risco de temporais. Em contrapartida, o restante da região terá sol, temperaturas altas e ar abafado. Os temporais acontecerão de modo isolado nas capitais da região.