scorecardresearch ghost pixel



McDonald’s deixa de vender sorvete no Brasil, mas clientes não se dão conta

Medida tomada pela maior rede de fast food do mundo impacta todas as lojas do Brasil. Confira o que motivou ao fim da venda de sorvetes.



O McDonald’s, conhecido como a maior rede de fast food do mundo, deixou de vender sorvetes em todas as suas lojas brasileiras. A grande maioria dos clientes da rede ainda não percebeu a mudança no cardápio de sobremesas. A decisão tomada pela empresa substitui o doce por um produto semelhante ao ofertado anteriormente.

Leia mais: ‘McDonald’s vitalício’: clientes podem ganhar lanche de graça a vida toda

McDonald’s abandona os sorvetes

Não é pegadinha! Infelizmente é real. As lojas do McDonald’s do Brasil não estão mais vendendo sorvete à população, mas sim uma massa gelada. O novo produto é semelhante ao sorvete, porém não é igual. Dentre os motivos que foram alegados para justificar a realização da troca, está a cobrança de impostos sobre o produto.

Ao trocar o produto comercializado, a rede conseguirá ter um maior lucro sobre as vendas da sobremesa, visto que estará pagando menos impostos sobre o produto.

O que é cobrado sobre os alimentos?

A prática adotada pelo McDonald’s para reduzir os seus custos já é bastante comum entre as grandes marcas, mesmo que agora chame atenção dos consumidores. Entre os exemplos, está uma alteração que aconteceu recentemente no bombom “Sonho de Valsa”, vendido agora como “Wafer”.

A mudança realizada pela rede se deu graças às taxas que estão sendo cobradas sobre os seus produtos. Os de maior destaque são: ICMS, PIS e IPO. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles.

ICMS

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre (ICMS) é cobrado pelos estados e pelo Distrito Federal. As suas regras são definidas pelas unidades federativas. Sendo assim, os valores cobrados pela taxa tendem a variar de acordo com o estado. Como já dito, é cobrado sobre o valor de todos os produtos comercializados no país.

PIS

E diferente do ICMS, o Programa de Integração Social (PIS) é uma tributação federal. Dessa forma, o imposto é cobrado das empresas privadas, como é o caso da rede de fast food. O valor recolhido por esta tributação é destinado ao financiamento de questões trabalhistas, como o seguro-desemprego e o abono do PIS/Pasep.

IPI

O Imposto sobre Produtos Industrializados é um tributo indireto, visto que a sua tributação é repassada para a mercadoria. A União é a responsável pela cobrança do imposto. Ao mudar os produtos disponíveis em seu cardápio, o McDonald’s busca sofrer um menor impacto das taxas cobradas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário