Menina viveu pesadelo na escola por causa do nome; ela precisou trocá-lo

Embora algumas pessoas preferem ser chamadas por algum apelido, às vezes o registro da identidade resulta em várias situações constrangedoras.



O processo para mudar o nome no tribunal varia de acordo com a legislação de cada país. Normalmente, o requerente deve preencher alguns formulários e apresentar documentos que justifiquem a mudança, como uma certidão de nascimento, documentos de identidade, informações sobre a mudança e até histórico familiar e financeiro, acompanhado da avaliação de um assistente social. Entre os papéis, laudos de profissionais da psicologia e outras áreas podem ser aceitos dependendo das condições do solicitante. 

Veja também: Vai ter uma menina? Veja 8 nomes incríveis que não terminam com ‘A’

O começo de um pesadelo

Em Goettingen, na Alemanha, uma menina recebeu o nome de Alexa, mas os pais nem sequer imaginavam quais os problemas teriam que enfrentar. Na família, até os adultos chegavam a fazer comparações com a inteligência artificial criada pela Amazon. As brincadeiras divertidas começaram a irritar a mãe, que já estava cansada de chamar a atenção da escola, exigindo respeito. 

Sofrendo com o bullying na escola

A jovem não conseguia mais se concentrar nas atividades escolares, pois os colegas ficavam fazendo brincadeiras desnecessárias. Imitando os usuários da inteligência artificial, as crianças davam ordem, que mesmo no tom de ironia, gerava mágoas e confusão. Por ser tão pequena e inocente, ela não imaginava o porquê de sentir tanta frustração e precisou da intervenção dos responsáveis. 

A conquista de um direito na justiça 

A criança que sofre bullying por causa do seu nome pode ter seu desenvolvimento comprometido. Ao ser alvo de piadas, começa a duvidar de si, dificultando a formação da personalidade. O nome representa um fator significativo para a vida de todos, que enfrentam dificuldades em se sentir confortável e se identificar. Por isso, é importante que a proteção legal considere essas alterações. Os pais conseguiram mudar o nome da filha, mas não revelaram publicamente a nova identidade. 

No Brasil, houve uma flexibilização para a mudança do nome, mas ainda sim é preciso justificar de forma esclarecida os motivos envolvendo a solicitação.

Foto: Master1305/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário