scorecardresearch ghost pixel



Metas para 2023: como planejar sonhos que cabem no orçamento

Colocar no papel as metas para o próximo ano é o primeiro passo para o sucesso. Em seguida, é preciso ter uma organização financeira para realizar.



Todo final de ano as pessoas organizam listas com metas para o ciclo novo que se aproxima. E a melhor forma de tirar os sonhos do papel é planejar, inclusive financeiramente falando. Algumas dicas básicas podem ajudá-lo nesta missão de organizar as metas e abrir os caminhos para o sucesso.

Leia mais: Quer um 2023 de muita sorte? Então tenha estas plantas na sua casa já!

Na hora de montar a sua lista, considere fatores como:

  • O que e como espero alcançar profissionalmente no próximo ano?
  • O que espero alcançar na vida pessoal no próximo ano e como vou fazer isso?
  • Como e com quais ferramentas vou me organizar?
  • O que posso fazer hoje, mês que vem e no final do ano?
  • Quais hábitos eu preciso rever e mudar/melhorar?
  • Quanto eu preciso investir em tempo e dinheiro para alcançar minhas metas?

Metas claras

Responder a perguntas como as listadas acima podem ajudá-lo a compreender os desafios para o próximo ano. Em sua lista, vale escrever objetivos de longo prazo e dividi-los em etapas intermediárias, com objetivos de curto e médio prazo.

Contudo, não se esqueça: é importante ser realista e acompanhar os seus avanços de objetivos a curto prazo para se manter na rota em busca de seus objetivos.

Planejamento financeiro

Seja viajar, estudar fora, ter filhos, reformar a casa, pagar as dívidas… seja qual for a sua meta, o planejamento financeiro deve fazer parte dela. A questão é que, quando se trata de finanças pessoais, os conselhos parecem distantes da realidade. No entanto, é possível listas metas reais e possíveis para os primeiros passos:

  1. Não corte todos os gastos com lazer: Guarde uma verba pra a diversão, procure programas que se encaixem nesta nova realidade. Cortar totalmente esse tipo de investimento pode ser um trampolim para se auto sabotar. Portanto, gastar com lazer, hobbies, cinema ou aquele chocolate no supermercado são fundamentais para uma rotina alegre. Ao invés de se privar totalmente, defina um orçamento pra tais atividades.
  2. Perca o medo de perguntar: Vai contratar um serviço novo? Tire todas as suas dúvidas antes. Ninguém é obrigado a saber tudo sobre mercado financeiro. Em suma, gerentes e outros prestadores de serviço estão à disposição justamente para esclarecer as dúvidas, ajudando na tomada de decisão.
  3. Renegocie dívidas: Esse é o primeiro passo concreto para reorganizar as contas de maneira saudável. Em síntese, as condições são favoráveis para quem busca esse tipo de caminho junto às instituições financeiras.
  4. Monte um orçamento: Organize seus gastos de maneira simples e tente não extrapolar os orçamentos planejados para cada área. Neste orçamento, preveja questões como os custos básicos x a renda da casa.
  5. Não deixe dinheiro parado e cuidado com as taxas: há investimentos seguros e com resgate a curto prazo que podem ajudá-lo. Por fim, uma boa maneira de começar o ano novo é revendo os custos escondidos que corroem o orçamento e cortar serviços desnecessários




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário