A aposentadoria por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um assunto que sempre rende muitas dúvidas. Ainda mais depois da reforma da Previdência, em 2019, que mudou muitas regras. Antes as mulheres conseguiam se aposentar aos 60 anos. Mas e agora? Qual a idade para a aposentadoria?
Leia mais: Aposentadoria rural por idade agora tem análise automática
Além da idade mínima, as mulheres conseguem a aposentadoria somente depois de terem atingido o tempo de contribuição exigido pelo INSS. Caso contrário, não é possível se aposentar apenas pela idade. A reforma da Previdência definiu também as regras de transição.
Aposentadoria das mulheres
A transição foi criada para reduzir os impactos da mudança para aqueles que estavam quase conseguindo a aposentadoria, como meio de garantir os direitos adquiridos.
Antes da reforma, as mulheres podiam se aposentar com 60 anos, sendo 15 anos de contribuição. No caso dos homens, o tempo é o mesmo, mas a idade era de 65 anos.
Com as mudanças, as mulheres que não cumpriram os requisitos até 13 de novembro de 2019 passaram a cumprir outra rega de idade. Nesta, o mínimo ficou sendo de 62 anos, além de 15 de contribuição ao INSS.
No caso das mulheres que são trabalhadoras rurais, a idade mínima é de 55 anos. Para as professoras, 57. Na reforma ficou definida a regra de transição com acréscimo de seis meses na idade mínima de aposentadoria da mulher a partir de janeiro de 2020.
Afinal, com quantos anos as mulheres poderão se aposentar em 2023?
Pensando nisso, as mulheres que vão pedir a aposentadoria em 2023 deverão ter 62 anos. Planejar a aposentadoria é essencial para entrar com a solicitação do benefício no tempo mais certo, de acordo com a realidade de cada trabalhador.
Para pedir a aposentadoria, as mulheres devem seguir as etapas abaixo:
- Entre no aplicativo Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que deseja – no caso, “aposentadoria”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparecer na tela e siga todas as instruções.
- Depois é só acompanhar a solicitação, também por meio do app Meu INSS.