scorecardresearch ghost pixel



Multa para quem mexer no celular enquanto dirige pode DOBRAR em 2023

De acordo com a senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE), a medida pode diminuir o número de acidentes das ruas e nas estradas. Concorda?



O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os motoristas devem estar atentos ao conduzir qualquer tipo de veículo, com o intuito de garantir a sua própria segurança e dos demais, sejam eles pedestres ou passageiros. Entre os fatores que diminuem a atenção do condutor ao volante, temos o uso do celular. Fique atento à multa!

Leia mais: Atenção! Alterações no CTB definem novos limites de pontuação na CNH

Mesmo que o uso do telefone ao dirigir não seja considerado crime, o ato é classificado pelo CTB como uma infração gravíssima, gerando uma penalidade no valor de R$ 292,47. Vale ressaltar que o uso do aparelho é proibido também até mesmo quando o automóvel está parado, como em congestionamentos ou em semáforos.

Além da multa, utilizar o celular enquanto dirige resulta também na perda de sete pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. Um novo projeto de lei visa alterar as punições para aqueles que forem pegos praticando tal ação. Veja agora o que pode mudar em breve.

Nova proposta irá aumentar a multa

Ao utilizar o telefone enquanto dirige, seja para ler mensagens de texto ou para fazer uma ligação, os riscos de se envolver em algum acidente aumentam em até 400%. Não é à toa que o uso ao volante é o terceiro principal causador de mortes no trânsito em todo o país.

O uso perde somente para o excesso de velocidade e para a embriaguez.

Além disso, 28 motoristas são flagrados a cada hora utilizando o celular enquanto dirigem. Com o intuito de aumentar as consequências para os motoristas que optam por ser irresponsáveis com a lei, a senadora Maria do Carmo Alves (PP-SE) apresentou um PL que propõe dobrar o valor da multa para o uso do celular ao dirigir.

De acordo com a senadora, o aumento da punição pode significar uma melhora no trânsito. “Acredito que o agravamento da pena tende a diminuir o uso do celular ao volante e, consequentemente, o número de acidentes nas ruas e nas estradas brasileiras”, argumentou Maria.

PL 2699/2022 está em tramitação no Senado com o intuito de alterar a lei 9.503/1997 do CTB.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário