A união estável é reconhecida como entidade familiar. Ela garante direitos e deveres assim como um casamento, mesmo que não seja considerada como tal. É uma importante forma de oficializar a relação entre duas pessoas e também garantir quatro benefícios que muitas pessoas desconhecem. Veja quais são eles.
Leia mais: Com aumento do salário mínimo, teto do INSS vai para R$ 7.718,69
O modelo de união é a escolha de muitos brasileiros que decidem viver a vida juntos, sem necessariamente depender do casamento. Quem está em um namoro longo, por exemplo, pode ter muitas vantagens na união estável para garantir benefícios importantes para as duas pessoas.
4 benefícios com a união estável
Diferentemente do casamento, a união estável não muda o estado civil. Mas garante direitos iguais aos de um casamento. Por exemplo, caso algo aconteça com um dos parceiros, como um falecimento.
A união estável é uma maneira muito mais fácil de garantir que a relação existia para assegurar os benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É o caso da pensão por morte.
Se houver uma união estável, a partilha de bens é mais uma vantagem. Caso o relacionamento termine, fica garantida a divisão de tudo aquilo que foi conquistado pelo casal. Sem o registro da união, o que vale é a comunhão parcial.
Entre os benefícios da união estável está também a possibilidade de incluir a pessoa no plano de saúde, com menos burocracia, garantindo os atendimentos necessários. No caso da pensão alimentícia, também por alguma situação de término, a união estável dá essa garantia.
Por toda as vantagens previstas por meio do modelo, a orientação é que os casais que vivem juntos há mais tempo busquem a união estável como meio de garantir os direitos de ambos.
Quem tiver interesse precisa procurar um cartório para entrar com o processo e emitir o documento que garanta a união estável e todos os benefícios citados.