scorecardresearch ghost pixel



Não deixe a cerveja congelar! Jeito certo de gelar vai deixá-la saborosa

Como deixar a cerveja na temperatura ideal para os brasileiros, trincando de tão gelada? Veja o passo a passo fácil de ser seguido.



A cerveja é parte fundamental no verão dos brasileiros (aqueles com idade suficiente para beber, claro!). Ela refresca nos dias quentes e é um ótimo acompanhamento para churrascos e petiscos.

Veja também: Com ou sem espuma? Talvez você bebeu cerveja ERRADO a vida toda!

Porém, por mais que em países europeus essa iguaria seja consumida em temperatura ambiente, aqui ela é servida bem quase abaixo de zero. A questão é como deixar a cerveja na temperatura ideal para os brasileiros, trincando de tão gelada?

A forma certa de gelar sua cerveja em casa

O ideal é sempre deixar a bebida na geladeira, assim ela vai gelando de uma forma gradual. Ou seja, é um ciclo mais equilibrado do que pegá-la na temperatura ambiente e colocá-la em um balde de gelo. Isso vai gerar uma ação súbita.

Qualquer processo que fique alterando a temperatura da geladeira, em um esquenta/esfria, pode coagular as proteínas da bebida. Em outras palavras, isso pode alterar suas características de cor, aroma e sabor. Então, evite gelar de uma forma súbita e, quando ela estiver na geladeira, o ideal é não ficar abrindo toda hora, e sim deixar o processo acontecer de forma estável.

Um truque conhecido de muita gente é envolver as garrafas com sal grosso, ou mesmo sal refinado. Essa é uma prática que ajuda a gelar a cerveja mais rapidamente. Isso porque ocorre uma reação química que acelera o processo. O ponto de solidificação diminui por causa da interação entre as moléculas das duas substâncias. Isso dificulta a organização dos cristais de gelo.

O consumo moderado de cerveja faz bem

Vale lembrar que incluir a cerveja na rotina de vez em quando pode trazer alguns benefícios, desde que não haja exageros.

Ela pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, por exemplo. Alguns estudos sugerem que beber cerveja de vez em quando pode ajudar a diminuir o risco de derrame e ataque cardíaco. Além disso, ela pode ajudar a manter os ossos saudáveis. Isso é bom para diminuir o risco de osteoporose.




Voltar ao topo

Deixe um comentário