Não esqueça o guarda-chuva: verão herda as chuvas fortes da primavera

Apesar da mudança de estação, a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul provoca tempestades e rajadas de vento no centro-norte do país.



O verão começa oficialmente nesta quarta-feira, 21. Apesar da nova estação, as condições climáticas herdam da primavera a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela segue ativa, provocando tempestades com rajadas de vento no centro-norte do país.

Leia mais: Chuvas vão acabar? Verão chega ao Brasil nesta quarta (21); veja a previsão

As chuvas intensas provenientes de ZCAS atinge os estados do Espírito Santo, o centro-norte e litoral sul do Rio de Janeiro. Além disso, também engloba parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará e Amazonas.  Igualmente, dentre as capitais, pode-se esperar temporais em Vitória, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá e Manaus.

Próximos dias

A formação de nuvens muito carregadas sobre o Espírito Santo, na porção norte e no leste de Minas gerais proveniente da ZCAS segue nesta quinta-feira, 22. Em suma, o mesmo ocorre no oeste e sul da Bahia, no sul de Tocantins e no centro-norte de Mato Grosso.

Por fim, vale destacar que além da atuação da ZCAS, há uma área de baixa pressão atmosférica no mar do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Portanto, tal ação contribuiu para a formação de instabilidades, gerando, inclusive uma frente fria a partir desta quinta-feira. Espera-se nuvens carregadas em áreas do Sudeste e do estado da Bahia.

Da mesma forma, a probabilidade é de chuva forte na sexta-feira, 23, no norte de Minas Gerais, Bahia e Tocantins. O tempo deve começar a melhorar no sábado, véspera de Natal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário