Não foi recenseado? Disque-Censo do IBGE agora atende todos os estados

Se você não participou do Censo 2022, ainda dá tempo! Saiba como contribuir.



Se um agente do IBGE não entrevistou você ou a sua família para o Censo 2022 saiba que há tempo de contribuir. Agora, o serviço Disque-Censo 137 vai estar disponível para todos os estados. O serviço ficará acessível de forma gradativa, priorizando locais onde a coleta já está em estágio final.

Leia mais: Auxílio Brasil de quem não participar do Censo 2022 será suspenso?

Portanto, vale destacar que a ligação é gratuita e pode ser feita de um telefone fixo ou celular, todos os dias das 8h às 21h30.

Via telefone

Segundo o IBGE há 120 agentes censitários para realizar pesquisa por telefone. O serviço estava disponível ainda no final de novembro, contudo, apenas para o Piauí e Sergipe. Desde então, aos poucos a ferramenta vem sendo disponibilizada para os demais estados.

Os dados da instituição também apontam que 80% da população já foi recenseada. Porém, o prazo para conclusão do Censo foi para fim de janeiro por conta de atrasos. Por fim, vale lembrar que o último Censo foi feito em 2010.

Como funciona

Em síntese, quando um agente do IBGE atende a ligação, ele se certifica junto ao cidadão que nenhum outro morador já tenha respondido ao Censo em domicílio. Feito isso, é preciso informar endereço para conferência no banco de dados. Por fim, ocorre a verificação se o Censo foi ou não até a localidade. Se o endereço não tiver sido visitado, o atendente informará que um recenseador irá presencialmente ao domicílio.




Voltar ao topo

Deixe um comentário