scorecardresearch ghost pixel



Não responder ao Censo resulta em multa alta; saiba o valor

Resposta ao procedimento do IBGE é obrigatório por lei. A escolha de não responder ao Censo pode gerar uma multa alta.



O Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é, atualmente, a principal fonte de referência para entender como é a população brasileira e quais suas condições de vida. É uma base de dados utilizada para diversos fins, inclusive para políticas públicas no país. Por isso, o processo é uma obrigação legal de todo cidadão brasileiro, e não responder ao Censo pode gerar multa alta.

Leia também: Não foi recenseado? Disque-Censo do IBGE agora atende todos os estados

As entrevistas feitas pelo IBGE começaram em agosto, levantando informações sobre o perfil e densidade populacional do país. A última edição foi realizada há 12 anos, em 2010. No entanto, muitos recenseadores estão relatando dificuldades com moradores de determinadas regiões.

O Instituto divulgou os dados preliminares sobre a coleta. Segundo o IBGE, cerca de 17% da população ainda não respondeu ao Censo deste ano. Com esse atraso, a coleta de dados deve ser concluída só em janeiro de 2023.

Saiba qual a multa por não responder ao Censo

A multa é aplicada a quem se recusar a responder o Censo. Nesse caso, o valor pode chegar a até 10 salários mínimos, ou seja, mais de R$ 12 mil em 2022 e mais de R$ 13 mil a partir de janeiro. Conforme apontado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado sob a jurisdição da lei brasileira deve prestar as informações solicitadas pelo IBGE.

Quem for pego mentindo também paga a multa, que pode chegar ao dobro do valor se a pessoa for reincidente.

Para escapar da cobrança, basta informar os dados dentro do prazo fixado no auto da infração.

O interessante é que mesmo ao desembolsar o total, o cidadão ainda deve participar do levantamento de forma obrigatória.

Participação também pode ser remota

Muitas pessoas alegam evitar receber os pesquisadores pelo medo de serem falsos recenseadores. Nesse caso, basta responder o questionário por telefone 137 ou pela internet, no site censo2022.ibge.gov.br.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário