Portugal, Reino Unido e Alemanha adotaram medidas de flexibilização das regras para atrair mais mão de obra. Os motivos são a falta de profissionais em diversas áreas, além do envelhecimento da população. Muitos incentivos buscam atrair os profissionais que desejam viver em outros países. Recentemente, a Espanha também entrou nessa onda.
Leia mais: Receita Federal muda limite de dinheiro em viagens ao exterior
Os vistos são para os chamados “nômades digitais“. A crescente oferta de emprego na modalidade home office tem permitido que as pessoas escolham onde morar, por períodos curtos ou um pouco mais longos, e trabalhem de qualquer canto do mundo.
Atrair mão de obra: condições
Os brasileiros que têm o sonho de viver em outros países encontraram a grande oportunidade com os empregos home office. Muitos tem deixado o país para aproveitar novas experiências.
Só para se ter uma ideia, em 2022, o número de brasileiros que foram para os Estados Unidos foi treze vezes maior em comparação com 2021. Detalhe: o país não criou nenhum tipo de incentivo ou flexibilidade e ainda assim teve tamanha procura.
No caso do Reino Unido, foi criado um visto para os profissionais graduados em grandes universidades. Não é preciso ter nenhuma oferta de emprego. Basta ter bacharelado ou doutorado em uma universidade que está na lista das melhores.
O visto dura dois anos e aqueles que forem aprovados podem se mudar com o parceiro e filho menor de 18 anos. É preciso ter se formado nos últimos cinco anos em alguma das instituições que estão na lista das melhores ou ter participado dos sistemas de qualificação reconhecidos pelo Reino Unido.
Portugal também tem se destacado no assunto. O motivo de tamanho interesse é a falta de mão de obra em determinadas áreas. O país flexibilizou a entrada e aprovou leis com autorizações de trabalho. Inclusive é permitida a entrada no país até por aqueles que estão em busca de emprego.
O prazo é de 120 dias para encontrar uma oportunidade, podendo prorrogar por mais 60 dias. É preciso comprovar condição financeira para viver em Portugal até conseguir um emprego.
Alemanha também busca novos talentos
A Alemanha também enfrenta um sério problema de falta de novos talentos. Para atrair mais pessoas ao país, um novo visto facilita a entrada. Uma nova autorização foi anunciada pelo Ministério do Trabalho da Alemanha.
Para entrar é preciso ter algum diploma universitário, ter morado na Alemanha e conhecimento na língua alemã, além de até 35 anos de idade e pelo menos três anos de experiência profissional.
Também é preciso comprovar renda suficiente para manter a família no país até encontrar um emprego. Mas é preciso ter atenção aos prazos para conseguir emprego, já que sem a devida fonte de renda a pessoa pode ter que voltar para o país de origem.