Nova classe de ciclone tropical é descoberta: conheça o SETIO!

Cientistas estavam estudando os contrastes de temperatura no Oceano Índico e descobriram uma nova classe de ciclone tropical.



Um novo tipo de ciclone tropical foi descoberto e deve ajudar no aprimoramento de modelos climáticos no Oceano Índico, na faixa entre a Ásia e a Oceania. A descoberta foi publicado em uma artico do Journal of Southern Hemisphere Earth Systems Science em novembro.

Leia também: Tempestades continuam: ALERTA de fortes chuvas atinge 2,4 mil cidades

Segundo o site Science Alert, o achado se deu graças a um esforço dos autores para entender melhor os contrastes na temperatura do oceano. Assinam o estudo os cientistas Ankit Kavi e Jochen Kämpf, da Fliders University (Austrália).

“Oceanógrafos de Flinders identificam uma nova classe de ciclones tropicais atmosféricos perto de Sumatra, no Oceano Índico Tropical Sth-East (SETIO), chamados “Ciclones SETIO”. Depois de observar os ventos da superfície do satélite, eles descobriram que os SETIO são de curta duração e se desenvolvem frequentemente no inverno e na primavera”

O que eles descobriram?

No estudo, eles identificaram que tempestades únicas e de curta duração ocorrem em uma base cíclica no sudeste do Oceano Índico. Essas tempestades tendem a começar a girar no inverno e na primavera (no Hemisfério Sul), quando os ventos equatoriais do oeste se encontram com os ventos vindos do noroeste. O fenômeno foi identificado na costa de Sumatra (a sexta maior ilha do mundo e a maior inteiramente pertencente à Indonésia).

Na região, cientistas já estão bastante familiarizados com grandes volumes de ar se movimentando perto dos ventos equatoriais do oeste durante os meses de verão. O fenômeno é conhecido como a Oscilação Intrassazonal do Verão Boreal. Acontece que a periodicidade dessas oscilações não correspondia aos padrões das tempestades, o que motivou os pesquisadores a investigarem mais. Daí a importância e o impacto da descoberta.

Como ocorre o novo tipo de ciclone?

Durante a formação de um ciclone que aquece a água no Oceano Índico Tropical Sudeste (SETIO, na sigla em inglês), os ventos de noroeste se intensificam, enquanto os ventos equatoriais de oeste enfraquecem. Todo o evento ocorre ao longo de cerca de 10 dias e, durante cada temporada de IOD (julho a setembro), ocorrem em média cerca de cinco tempestades SETIO.

Segundo os pesquisadores, os resultados são bem semelhantes à força de resfriamento do El Niño-Oscilação Sul (ENOS), que ocorre no Pacífico equatorial oriental.

Uma melhor compreensão dos ciclones SETIO é de extrema importância, na visão dos pesquisadores. Essas tempestades influenciam o Dipolo do Oceano Índico, que, por sua vez, afeta fortemente o clima e as chuvas nas nações vizinhas.

Portanto, entender o comportamento das correntes atmosféricas e oceânicas nesta parte do mundo vai ajudar a aprimorar os modelos climáticos locais. Assim, isso vai permitir que especialistas prevejam com mais clareza como se preparar de forma mais eficiente para futuros desastres.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário