O Natal pode ser um PERIGO para os pets e explicamos o porquê

Nas festividades natalinas, vários aperitivos são oferecidos aos convidados, mas isso não deve incluir cachorros e gatos, que podem ser intoxicados.



Infelizmente, o hábito de dar qualquer tipo de alimento para os pets tem sido algo comum entre alguns donos de animais. No entanto, isso não é recomendado porque muitos dos ingredientes da dieta humana não são digeridos por eles. Por exemplo, as gorduras e açúcares presentes nos produtos ricos em carboidratos podem levar a problemas de saúde graves como obesidade e diabetes.

Veja também: Você conhece seu cachorro? Teste de personalidade revela quem ele é de verdade

Alimentos que o seu pet não pode comer 

Chocolate

Chocolate é um alimento perigoso para os animais de estimação, porque contém cafeína e teobromina, que costumam causar problemas de saúde sérios, como estresse, taquicardia e até vômitos. Da mesma forma, o café contém cafeína e substâncias similares à do chocolate, portanto, requer atenção.

Peru, tender e frango assado

Preparos típicos do Natal costumam acompanhar muitos condimentos e o alho e a cebola também são muito prejudiciais à saúde dos cães. Estes alimentos contêm altos níveis de sulfito, o que pode levar a problemas gastrointestinais, além de uma anemia hemolítica grave nos cachorros. 

Uva passa

Uma pequena quantidade de uvas pode causar sintomas leves, como diarreia, náuseas, vômitos e dores abdominais. Porém, se o animal consumir grandes quantidades desta fruta, chega a desenvolver condições graves, que vão desde insuficiência renal grave, redução da ingestão de água, apatia e elevação da temperatura corporal a grande somatória de outros problemas.

Carambola

A carambola contém ácido oxálico, um componente químico que, se ingerido em grandes quantidades, pode ser tóxico e prejudicial à saúde dos animais. Uma vez ingerido, o ácido oxálico interfere na absorção de cálcio pelo corpo, levando à formação de cristais nos rins e outros órgãos.

Cuidado com os alimentos 

Acidentes podem acontecer, então não se esqueça de levar o seu pet ao veterinário caso você note algum comportamento fora do comum. Com certeza, ao se preocupar com a alimentação do seu animal, diversos problemas poderão ser evitados. Comece pela prevenção e na hora da ceia de Natal sempre observe o que os pets estão fazendo pela casa. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário