São frequentes as reclamações de clientes do Nubank a respeito de bloqueio repentino de suas contas sem uma exata explicação do que aconteceu. São os chamados bloqueios preventivos. A questão é que, nestes casos, as funções ficam total ou parcialmente indisponíveis.
Leia mais: Nubank tem boa notícia para clientes que precisam de limite em dezembro
A instituição financeira explica que a ação tem o objetivo de congelar contas que estejam com algum tipo de movimentação suspeita. É uma forma de proteger os demais usuários e o próprio sistema do banco.
O que fazer em caso de bloqueio
No caso de bloqueio, o Nubank envia as instruções para o desbloqueio da conta para o titular, via e-mail cadastrado.
O Nubank explica ainda que não há nada que o usuário possa fazer, além de aguardar a investigação que será feita nestes casos pela instituição financeira. Há casos, por exemplo, que o tempo de bloqueio é tão rápido que o cliente nem chega a perceber.
Apesar das reclamações, menos de 0,11% das contas com bloqueio são congeladas por engano. Em suma, isso quer dizer que, caso o usuário se depare com sua conta bloqueada, a possibilidade de realmente haver alguma coisa errada é real. Ou seja, algo de errado está acontecendo.
Vale lembrar que caso se depare com o bloqueio, o cliente deve entrar em contato com o banco pelo e-mail meajuda@nubank.com.br ou então atualizar a seção exclusiva para atendimento no aplicativo.
Golpe de Natal
O Nubank também vem alertando sobre uma falsa campanha difundida nas redes chamada “Nubank Natal Feliz”. O golpe promete uma oferta de R$ 50 em PIX para clientes que acessarem um link malicioso. Segundo a instituição financeira, o golpe ocorre via WhatsApp e é um cibercrime conhecido como phishing.
Em síntese, os cibercriminosos aproveitam eventos ou marcas populares para seduzir usuários por meio de “oportunidades únicas”. Tenha cuidado com isso!