scorecardresearch ghost pixel



Pare agora de levar o celular ao banheiro: os motivos são ASSUSTADORES!

Descubra quais são os riscos envolvidos em levar o celular ao banheiro. Talvez você fique realmente surpreso e preocupado depois de ler estas informações.



Atualmente, desligar o celular por um tempo (mesmo para fazer necessidades básicas), é uma tarefa complicada para muitos. Essa dependência de dispositivos, no entanto, pode trazer riscos à saúde. Entenda por que você não deveria levar o celular ao banheiro.

Veja também: Usar capinha pode danificar o celular? 3 cuidados que você deve adotar

Você não deveria levar o celular ao banheiro; entenda o porquê

Carregar o celular com você o tempo todo se tornou uma prática comum para milhões de pessoas. A grande maioria considera esse aparelho muito necessário para o dia a dia, e outros o consideram um objeto praticamente vital.

Contudo, se você leva o celular ao banheiro, saiba que isso pode ser um péssimo hábito. Por mais que pareça algo inofensivo, existem alguns riscos envolvidos nessa prática.

Abaixo estão os riscos e algumas recomendações sobre o assunto

O principal e mais importante risco se deve aos vírus e bactérias que vivem nos banheiros, principalmente nos públicos, onde a higiene é mínima ou precária. Os germes podem estar em qualquer superfície do banheiro, pois após a descarga da água eles se espalham em todas as direções em um raio de até dois metros, indicando que, mesmo que seja um banheiro privativo, os germes podem se espalhar.

O próprio telefone celular tem muitos vírus e bactérias que se acumularam ao longo do tempo e aumentam ao entrar em contato com grandes reservatórios de microrganismos (como banheiros). Embora existam microrganismos inofensivos, também existem outros que podem causar doenças graves, como Escherichia coli, Salmonella ou Norovirus, para citar alguns.

Entenda as ameaças

A Escherichia Coli é uma bactéria que habita o trato intestinal e é considerada até certo ponto inofensiva. O problema está quando a cepa E. coli O157:H7 se reproduz, causando diarreia sanguinolenta, vômitos e cólicas estomacais. A principal forma de contrair esta infecção é através de alimentos contaminados, no entanto, também se transmite através de água contaminada com fezes. Levar o celular ao banheiro pode representar risco.

Salmonella é um gênero bacteriano que causa a salmonelose. Essa infecção apresenta sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, cólicas e febre. É transmitida através de alimentos contaminados, como carne bovina, frango, ovos crus etc. Também é transmitida pela via fecal-oral, ou seja, quando partículas fecais são introduzidas na cavidade oral.

Os norovírus, como o próprio nome indica, são vírus infecciosos que se espalham ao tocar em superfícies ou objetos contaminados. Causa gastroenterite: os sintomas que provoca são dores de estômago, diarreia e vómitos.

Veja os cuidados

Quais cuidados devo tomar para evitar contrair uma doença pelo contato com meu próprio celular e como evitar que ela se espalhe para meus entes queridos?

Recomenda-se não levar o celular ao banheiro, já que este local, conforme citado acima, é um forte foco de infecções. Caso tenha que carregá-lo, por questões de segurança, deixe-o na carteira ou bolsa.

Limpe o dispositivo diariamente com toalhetes desinfetantes ou, se tiver um invólucro de plástico, limpe-o com uma bola de algodão ou um pano de camurça previamente embebido numa solução diluída de álcool isopropílico. Durante a limpeza, não ligue o celular por nenhum motivo.

Trate maçanetas e torneiras com bactericidas ou viricidas pelo menos duas vezes ao dia, pois são as superfícies com mais germes.

Certifique-se de lavar as mãos com bastante sabão, não apenas antes e depois de ir ao banheiro, mas também ao comer ou preparar alimentos; em seguida, aplique gel antibacteriano. Infelizmente, não lavar as mãos após evacuar tornou-se um hábito anti-higiênico, com o motivo de não querer molhar as mãos para não molhar o celular, e consequentemente danificá-lo.

Se você não se convencer de nenhuma das opções acima, compre um esterilizador com luz ultravioleta, que está disponível em várias lojas online. Antes de aplicá-lo, certifique-se de ler as instruções.

Vale ressaltar que essas recomendações também podem ser aplicadas a outros objetos como chaves, portas, corrimãos etc.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário