scorecardresearch ghost pixel



Inacreditável! Potes de tempero podem acumular mais bactérias do que lixeiras

Quando se trata de higiene, é preciso considerar que a maior parte dos microorganismos não são visíveis a olho nu e estão por toda parte.



Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a redobrar o cuidado em relação à limpeza dos objetos. Apesar do coronavírus infectar mais pelo ar, muitos adotaram regras de higienização que se expandiram para superfícies. 

Veja também: Tem na sua cozinha: tempero poderoso ajuda a eliminar gordura no fígado

Quanto a uma simples sujeira, existem materiais que acabam acumulando inúmeras partículas de diversos tipos e você provavelmente não suspeita. 

O que mais contamina?

Uma série de levantamentos da Universidade de Rutgers identificou que as amostras de recipientes para guardar tempero apresentavam alto grau de contaminação.

Em segundo lugar, ficou a tábua de corte, devido ao manuseio de carne crua, capaz de aumentar a proliferação de inúmeras bactérias que podem causar doenças graves em seres humanos e animais, a partir da Salmonella e Campylobacter. 

Cozinhando com segurança 

O estudo considerou o ambiente da cozinha como foco de atenção, buscando entender os riscos envolvendo contaminações alimentares. Nesse caso, 371 adultos foram monitorados cozinhando, enquanto seus comportamentos eram avaliados.

Em contato com proteína animal e determinados materiais, os reservatórios de condimentos passam a ser contaminados rapidamente, elevando os riscos de infecções.

A preocupação não é a lata de lixo

A lata de lixo não é 100% livre de bactérias, mas o fato das pessoas terem menos contato com essa área, reduz o perigo de gerar problemas. Todos devem redobrar a atenção no manuseio dos ingredientes da bancada, reservando um espaço próprio para o preparo de carnes.

As panelas, potes de tempero e outros utensílios devem ser higienizados cuidadosamente, usando uma esponja limpa e detergente. 

Os fungos e bactérias estão mais pertos do que você imagina, então comece a prestar atenção nos alimentos naturais, armazenando-os adequadamente. Ao notar a presença de insetos, principalmente moscas, busque identificar se algum produto está fora da validade ou aberto. Verifique a procedência das suas compras, garantindo que os itens tenham passado por testes de segurança e qualidade. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário