Perdeu o prazo do abono salarial PIS/Pasep em 2022? Saiba como sacar no ano que vem

Trabalhador deve abrir recurso a partir do dia 15 de fevereiro para receber o abono salarial PIS/Pasep.



Os trabalhadores que perderam o prazo do abono salarial PIS/Pasep em 2022 ainda poderão solicitar o valor em 2023. Para isso, será necessário abrir um recurso administrativo no Ministério do Trabalho.

Leia também: Aprenda como pegar a certidão para sacar PIS/Pasep e FGTS no app Meu INSS

A data limite para receber o pagamento neste ano terminou na quinta-feira (29), referente ao ano-base 2020. O período para a solicitação do recurso começa no dia 15 de fevereiro, o mesmo dia em que começam os saques para o ano-base 2021. Ao dar entrada no recurso, a esfera federal analisa caso a caso e libera o valor para o trabalhador no mês seguinte.

O valor do abono salarial fica disponível para o trabalhador por até 5 anos após o fim do prazo regular. Ou seja, quem não sacou o abono referente a 2020 em 2022 tem até 2027 para solicitar o dinheiro.

Como solicitar o valor após o prazo do abono salarial PIS/Pasep?

Após o prazo regular, o processo é feito por meio de abertura de recurso administrativo, tanto para PIS quanto para Pasep. Após o procedimento, o ministério dará um parecer em até 30 dias.

Em caso de deferimento, ou seja, caso a solicitação seja aceita, o valor é liberado no lote do mês imediatamente seguinte ao mês da análise.

É possível fazer a abertura do recurso presencialmente, por telefone, por aplicativo ou por e-mail.

Presencialmente

Para fazer presencialmente, procure uma das unidades do Ministério do Trabalho. A lista inclui Superintendências Regionais de Trabalho e Emprego (SRTE), Gerências Regionais do Trabalho e Emprego (GRTE), agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e em unidades móveis do trabalhador (UMT).

Telefone

Para fazer a solicitação por telefone, basta ligar na Central Alô Trabalhador, pelo número 158. O horário de atendimento é das 7h às 19h e a ligação é gratuita para telefones fixos.

Aplicativo

A solicitação também pode ser feita pelo app Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).

E-mail

Por fim, para solicitar o recurso administrativo por e-mail, é preciso um pouco mais de atenção. Isso porque o trabalhador precisará se atentar à sigla da unidade federativa onde mora.

O endereço eletrônico é trabalho.uf@economia.gov, substituindo UF pela sigla do seu estado ou distrito). Por exemplo, para trabalhadores de São Paulo, o e-mail é trabalho.sp@economia.gov e para Brasília é trabalho.df@economia.gov.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário