Os brasileiros que trabalharam de carteira assinada no ano de 2021 querem saber quando terão direito ao abono do PIS/Pasep. O repasse do dinheiro está atrasado há algum tempo. Isso quer dizer que são muitas as pessoas que seguem sem qualquer previsão de quando verão o recurso ser liberado. Veja o que diz o governo sobre o assunto.
Leia mais: Corra que está acabando! Saque PIS/Pasep 2022 termina em dezembro
O abono salarial é pago para quem atende aos pré-requisitos. São eles: estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos cinco anos; ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base; ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês e estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Carteira assinada em 2021
A previsão do Governo Federal é pagar o PIS/Pasep referente ao ano-base de 2021 no ano que vem. Inclusive, o valor já foi confirmado pela equipe. Apesar disso, o calendário ainda depende de aprovação para isso. Por causa da pandemia da Covid-19, o repasse das quantias seguem em um atraso nada conveniente.
Atualmente os valores seguem liberados para aqueles que têm quantias a receber de anos entre 2016 e 2020.
A quantia paga para 2021 é de cerca de R$ 20 bilhões, segundo levantamento.
Mais de 23 milhões de brasileiros têm direito ao benefício em questão. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores da iniciativa privada. Vale ressaltar que o Pasep fica à cargo do Banco do Brasil, pois é voltado para os servidores públicos.
O dinheiro que cada um vai receber depende do tempo de atividade no ano-base de pagamento. Por exemplo: aqueles que trabalharam durante 12 meses garantem o valor cheio, que corresponde a um salário mínimo.
E por falar nele, o novo salário que irá vigorar em 2023 será considerado no pagamento do PIS/Pasep do ano-base 2021. Os cidadãos que querem consultar se têm ou não valores disponíveis devem fazer isso o quanto antes, já que o calendário segue apenas até 29 de dezembro.
Para consultar, basta entrar em contato pelo telefone 158 ou por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador, Caixa Tem e Carteira de Trabalho Digital.