A aposentadoria é um tema que sempre rende muitas dúvidas e inseguranças aos trabalhadores brasileiros, principalmente depois das mudanças implantadas pela reforma da Previdência, em 2019. Para ajudar quem tem dúvidas sobre o benefício, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou uma calculadora para simular o tempo de liberação.
Leia mais: ‘Revisão da vida toda’ do INSS ainda confunde? Tire suas dúvidas
A calculadora considera as regras atuais definidas pela reforma. No caso dos trabalhadores com direito adquirido, é necessário considerar o que valia antes das mudanças. Isso vale para aqueles que estavam bem perto de conseguir o benefício.
Calculadora do INSS
A reforma criou novos critérios, como a pontuação que soma a idade do trabalhador e o tempo de contribuição. Foram de fato muitas mudanças que deixaram os brasileiros inseguros sobre o momento certo de pedir a aposentadoria.
Vale lembrar que em alguns casos, a dica é contar com a ajuda de um advogado especialista em Previdência para não ficar no prejuízo ao pedir o benefício.
Quem deseja saber quanto tempo falta para conseguir se aposentar, a calculadora do INSS pode ser acessada por meio do site Meu INSS. Por lá, os trabalhadores conferem as modalidades de aposentadoria, assim como a previsão de contribuições necessárias para dar entrada no pedido.
No cálculo, o INSS faz uso dos dados previdenciários que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Talvez o trabalhador tenha que corrigir algumas informações do cadastro, então, preste bem atenção nesta etapa para não deixar nenhum dado relevante de fora.
Se os dados sobre o salário e tempo de contribuição estiverem errados, o trabalhador também deve corrigir a informação para que a simulação seja a mais precisa.
Como calcular o tempo que falta para a aposentadoria do INSS
Para usar a calculadora do INSS é só seguir o passo a passo:
- Entre no site Meu INSS;
- Coloque o seu CPF e senha de acesso;
- Vá em “Simular aposentadoria”
- Na seta à direita veja quantos anos faltam para se aposentar.
Atenção: se for preciso alterar alguma informação, é necessário clicar no símbolo do lápis. O trabalhador também consegue pelo portal conferir todo o registro das empresas onde teve carteira assinada, assim como a data de entrada e saída em cada uma delas.
Ao final da simulação, o trabalhador consegue baixar uma versão em PDF do documento gerado pela calculadora. Caso a aposentadoria já esteja liberada, ele pode ainda entrar com o pedido do benefício pelo próprio portal.