Reator nuclear caseiro: veja a história do jovem que quase matou 40 mil pessoas

Um adolescente de 17 anos construiu um reator nuclear caseiro e colocou a vida de 40 mil pessoas em risco por causa de sua atitude; entenda.



Um adolescente de apenas 17 anos tentou criar um reator nuclear no quintal de sua casa, no ano de 1995. O caso aconteceu nos Estados Unidos da América (EUA). Para fazer a invenção, David Hahn utilizou filtros de café e potes de picles a fim de lidar com as substâncias radioativas. Na prática, de acordo com o apurado, o experimento poderia colocar 40 mil pessoas em risco.

Veja também: Novo conteúdo viral do TikTok está colocando adolescentes em risco

O desfecho não foi trágico por conta das autoridades de Michigan, mais especificamente de Commerce Township, que interviram rapidamente. O menino tinha o apelido de Escoteiro Radioativo. Ele sempre foi apaixonado por ciência e começou a estudar química profundamente ainda com 10 anos de idade. Aos 14 anos ele já era capaz de fabricar sua própria nitroglicerina, altamente explosiva.

David fez outros experimentos antes do reator nuclear

Antes de fazer seu próprio reator nuclear caseiro, o menino chegou a danificar seu quarto por conta dos experimentos. Por conta do ocorrido, o laboratório improvisado do jovem passou para o galpão que existia no quintal de casa.

Foi no tal galpão que ele começou a criar o reator nuclear improvisado. Para tanto, ele coletou elementos como tório, retirado de lanternas; rádio, que existia nos relógios; trítio, utilizado em miras de armamentos; lítio, retirado de pilhas. Filtros de café e vidros de picles foram usados para que ele manuseasse os elementos mortais.

Reator nuclear espalhou radiação pelo bairro

Com todos os elementos, o garoto conseguiu construir uma fonte de nêutrons rudimentar. Ela era incapaz de produzir energia em forma de combustível como os reatores verdadeiros. No entanto, esse reator nuclear caseiro começou a espalhar radiação pela vizinhança.

A polícia encontrou elementos radioativos, por acaso, no carro do garoto. O caso foi parar na esfera federal dos EUA e o material apreendido terminou descartado como lixo radioativo.

Hahn foi investigado em 2007 por uma suspeita de tentar construir outro reator nuclear caseiro. No ano de 2016, ele faleceu, com 39 anos, depois de uma overdose de entorpecentes. O rapaz sofria com depressão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário