scorecardresearch ghost pixel



Novo conteúdo viral do TikTok está colocando adolescentes em risco

As redes sociais aumentam a exposição de ideias boas, mas também de situações perigosas que chegam a todos os públicos de forma irrestrita.



Tudo que é compartilhado na internet tem um alcance inimaginável, pois em poucos segundos um único vídeo pode ter milhões de visualizações. Portanto, independente se a informação transmite algo bom ou não, as chances de viralizar são igualmente grandes. Infelizmente, muitos pais nem sequer conseguem restringir o acesso de seus filhos a publicações inadequadas. 

Qual o novo desafio do TikTok?

O novo desafio do TikTok estimula jovens a colocar fogo em um cotonete e simular um fumo. Nesse caso, a pessoa faz do algodão e de sua haste, um cigarro, chegando a imitar personagens famosos de filmes.

Veja também: TikTok deve entrar no mundo dos games em breve; confira

Milhares de vídeos são compartilhados, com descrições na legenda que incentivam mais compartilhamentos e desafiam o público. Alguns especialistas e até pais demonstraram indignação, reagindo negativamente a essas ações. 

Um compromisso dos responsáveis 

Apesar da plataforma ter mecanismos de denúncias para frear conteúdos abusivos, a partir de denúncias, o monitoramento em relação aos usuários das plataformas que são menores de idade, cabe aos responsáveis legais. Sendo assim, não basta fornecer apenas bloqueios momentâneos, dado que os riscos à vida dos participantes dessas ‘’brincadeiras’’ nada inofensivas, acabam sendo colocadas em risco e o diálogo minimiza essa impulsividade. 

Os riscos envolvendo conteúdos 

Especificamente nesse cenário, no qual crianças e adolescentes acendem um cotonete e fingem que estão fumando, há implicações respiratórias de curto prazo. Primeiramente, é possível que ocorra uma intoxicação, principalmente se o indivíduo já apresentar alguma doença como bronquite, rinite, asma, entre outras. A falta de ar e inalação de produtos químicos podem gerar quadros clínicos graves e irreversíveis, então esteja sempre atento. 

Se você tem filhos, além de observar o que eles estão acompanhando na internet, jamais negligencie seu papel como cuidador. Reserve um tempo para conversar sobre suas queixas, tentando entender o motivo de determinados comportamentos que não costumam ser saudáveis. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário