Recebeu o 13º salário? Fuja destes 3 ERROS na hora de gastar o dinheiro

Ao receber o 13º salário, alguns erros se tornam mais comuns pela falta de planejamento do que fazer com o dinheiro extra.



Com a pagamento do 13º salário, muitos trabalhadores que recebem o benefício colocam os planos em prática. O problema é que nem todo mundo se planeja para gastar bem o dinheiro. Veja quais são os erros mais comuns das pessoas que recebem o 13 salário.

Leia mais: Que história é essa? Existe mais de um salário mínimo vigente no Brasil?

O dinheiro é aguardado com tanta ansiedade que assim que chega na conta dos brasileiros, alguns vão logo gastando o valor extra, sem ao menor organizar o orçamento para dar um bom uso para o 13º salário. Os economistas têm dicas que podem resultar num melhor uso do dinheiro extra.

Erros dos que recebem o 13º salário

Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), mais de 84 milhões de brasileiros recebem o 13º salário em 2022.

A primeira parcela foi paga no dia 30 de novembro e a segunda será liberada aos trabalhadores até o dia 20 deste mês. Quem recebe o dinheiro extra deve se organizar para aproveitar ao máximo o benefício. Veja quais são os erros mais comuns no uso do 13º salário:

1. Não priorizar as dívidas

Muitos brasileiros estão negativados e ainda assim, ao receber o 13º salário, gastam o dinheiro com outras compras antes mesmo de resolverem as pendências mais antigas. A dica é quitar os débitos, com prioridade daqueles de maior valor. Outra ideia é negociar os débitos em busca de juros mais baixos.

2. Compras por impulso

Com a chegada das festas de final de ano, muitas pessoas usam o 13º salário com gastos menos necessários e se esquecem de guardar o dinheiro extra para o que é essencial. Por exemplo, organizar a vida financeira e separar parte do dinheiro para os gastos comuns de todo início de ano, como a compra de materiais escolares dos filhos.

3. Deixar de poupar

O 13º salário pode ser também uma boa forma de começar uma poupança, principalmente para aqueles que não têm nenhum valor guardado. A dica é usar o dinheiro para criar uma reserva de emergência e se preparar para qualquer imprevisto.

Foto: Alison Nunes Calazans/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário