O Natal está quase chegando e na família brasileira todos comemoram o Natal com uma deliciosa refeição. Um dos pratos mais tradicionais, considerando as comemorações, é a bacalhoada. O bacalhau é um peixe salgado muito saboroso que tem um significado especial, ligado à prosperidade e renascimento. Este prato é servido com muitos acompanhamentos, tanto saladas como recheios, além de ser uma refeição nutritiva e rica em nutrientes.
Veja também: Saia do óbvio neste Natal: essa receita de creme de milho vai bombar na ceia
Por que as famílias comem bacalhau?
Uma lenda diz que durante o reinado de D. Dinis foi inaugurado o primeiro armazém de salga e conserva. O conhecimento desta nova técnica de armazenagem de alimentos chegou a todos os portos de Portugal e espalhou-se até ao interior. O bacalhau foi a carne estocada por longos períodos e assim, passou a fazer parte do menu de muitas famílias.
Conheça a melhor receita de bacalhau de todas
Você vai precisar de:
-
500 g de Bacalhau dessalgado, cozido e desfiado.
-
500 g de Batatas.
-
2 Cebolas cortadas em meia lua.
-
100 g de Azeitonas sem caroço.
-
4 Ovos cozidos cortados ao meio.
-
200 ml de Azeite.
- Salsinha picada a gosto.
Modo de preparo:
1º Passo: cozinhe as batatas inteiras al dente em uma panela com água fervente, escorrendo-as para eliminar o excesso de água e acelerar o resfriamento. Assim que as batatas estiverem mornas, corte em rodelas.
2º Passo: em uma panela, adicione um fio de azeite para refogar a cebola.
3º Passo: na travessa refratária, acrescente o bacalhau desfiado com cebola e batata, regando com azeite e azeitona.
4º Passo: leve ao forno médio preaquecido durante 20 minutos.
5º Passo: assim que o bacalhau sair do forno, adicione ovos e salsinha a gosto.
Lembre-se que o bacalhau precisa ser cozido em uma panela com água, para que o sal possa ser absorvido. Em geral, não é necessário adicionar muitos condimentos, evitando que o sabor do peixe seja prejudicado.