scorecardresearch ghost pixel



Pare de jogar as cascas de cebola no lixo; conheça 5 utilidades incríveis

Existem alguns elementos que acabam parando no lixo, mas são extremamente úteis para solucionar diversos problemas vividos no cotidiano. A casca de cebola é um exemplo.



A casca da cebola é um material usado para diversos fins culinários ao redor do mundo, mas infelizmente algumas pessoas preferem descartá-la. Por ser uma importante fonte de nutrientes e minerais, como selênio, potássio, ferro, magnésio, cobre e zinco, ela tem inúmeras utilidades. Além disso, contém fitoquímicos e flavonóides, úteis para reduzir o risco de doenças crônicas.

Veja também: Qual o certo: alho deve ser refogado antes ou depois da cebola?

Como você pode reaproveitar a casca de cebola

Tempere o arroz ou faça caldos 

Higiene as cascas da cebola, deixando-as de molho no vinagre e depois prepare caldos que podem acompanhar suas refeições. Uma das vantagens de usar esse tipo de insumo é possibilidade de reunir cascas de outros vegetais, adicionando temperos naturais. O caldo pode ser congelado e quando você precisar de suculência nas receitas, basta acrescentar uma porção. 

Espante todos os insetos de casa 

Em uma panela com água, adicione cascas de cebola e alho, fervendo a mistura, mantendo o fogo médio. Assim que ferver, espere alguns minutos e desligue, reservando o pesticida natural para esfriar. Ao perceber que esfriou, coe o inseticida e coloque-o no borrifador, adicionando nas plantas que costumam atrair mais insetos e pragas indesejáveis. 

Minimize as dores das câimbras

Sua propriedades anti-inflamatórias amenizam as dores das câimbras, promovendo certo conforto ao paciente. Em um recipiente com água quente, acrescente os restos do vegetal e tampe para que ocorra a infusão. Quando esfriar, beba 1 copo antes de dormir, mas pare assim que a dor deixar de persistir. Se os sintomas persistirem, recorra a um médico no intuito de obter um diagnóstico. 

Melhore os sintomas do seu resfriado 

O chá de cebola ameniza os resfriados e também reduz o desconforto das cólicas menstruais. Nesse caso, é preciso ferver 1 xícara de água em fogo baixo, com um punhado de cascas de cebola. Por fim, prefira beber o chá morno e não reserve para consumir depois, adoçando com mel caso esteja muito forte. 

Clareie o cabelo gradativamente

Quem prefere clarear o cabelo sem aplicar química, pode usar a casca de cebola como alternativa às tintas. Basta preparar um chá conforme as orientações do tópico anterior e esperar até que a mistura fique morna. Não passe nas raízes e sim no comprimento dos fios, deixando o conteúdo agir durante 30 minutos. Caso deseje potencializar o efeito, fique um pouco sob o sol. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário