scorecardresearch ghost pixel



Saiba como solicitar o chip com 20GB de internet oferecido pelo governo

Brasileiros inscritos no Cadastro Único podem resgatar chip de celular com pacote de 20GB de internet móvel.



Cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) têm direito a uma série de benefícios importantes distribuídos pelo governo federal. Um deles é o programa Internet Brasil, que oferece chips para celular com pacotes de 20 GB de internet móvel.

Leia mais: Auxílio Gás será pago junto com o Bolsa Família no próximo ano?

A ação conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação foi criada para ampliar a inclusão digital aos estudantes da rede pública de ensino e suas famílias. No primeiro momento, cerca de 700 mil chips foram distribuídos para alunos dos ensinos fundamental e médio.

No início deste mês, o governo federal anunciou a entrega de mais de 6 mil chips em 15 escolas de quatro estados brasileiros. Agora, milhares de alunos do 3° ano terão 20 gigabytes mensais para acessar a internet.

Como funciona o pacote de internet?

Os dispositivos oferecidos pelo governo vêm com 20 GB de internet banda larga e a renovação é automática e mensal. Os chips são neutros, semelhantes aos demais, mas contam com tecnologia que permite a ativação diretamente de uma central de comando. Caso seja necessário, é possível alterar a operadora de forma remota.

Os cidadãos que recebem têm sua privacidade garantida pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que significa que o uso da internet não é monitorado individualmente.

Como solicitar o chip?

Para ter acesso gratuito à internet móvel, o estudante precisa pertencer a uma família inscrita no Cadastro Único, além de ter um celular compatível com a tecnologia. Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo é distribuir 14 milhões de chips até o final da ação.

O CadÚnico é um sistema do governo que reúne informações sobre famílias de baixa renda de todo o país para implementação de políticas públicos. Para se inscrever, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ficando a critério do cidadão realizar ou não um pré-cadastro pela internet para agilizar o processo.

Na data do atendimento presencial, o responsável deve apresentar documentos pessoais de todos os membros da família e passar por uma entrevista. Embora seja a porta de entrada para esse e outros programas, a simples inscrição no Cadastro Único não garante a aprovação de benefícios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário