A Shopee, plataforma de comércio eletrônico, anunciou na última terça-feira, 6, uma parceria com as redes Pão de Açúcar, Dia e Oba Hortifruti. Agora a plataforma fará entrega de produtos não perecíveis de supermercados desses grupos.
Leia mais: É o FIM da Shopee? Entenda o que está acontecendo com a empresa
Com o intuito de celebrar tal anúncio, a gigante de origem chinesa disponibilizou descontos iniciais aos usuários. A ação ocorre em meio a uma estratégia para diversificação da Shopee a partir da expansão de centros de distribuição por todo o país.
Prazos e fretes
Apesar da novidade, a empresa não divulgou prazos médios de frete nem a área de abrangência das parcerias. De toda forma, os prazos pesquisados não são animadores: um cliente que compra para entrega no centro de São Paulo, por exemplo, vê na plataforma que o seu pedido chegará no mínimo após uma semana.
Esses prazos longos são muito discrepantes em relação a concorrentes como o IFood, Rappi ou Daki, qu fazem entre no mesmo dia. A simulação da mesma entrega para a região central do Rio de Janeiro, teve um prazo de entrega de nove dias com frete grátis.
Descontos e desafios
Neste início de operação, a Shopee vai oferecer descontos para compras acima de R$ 120. O objetivo é fidelizar os clientes. As vendas estão focadas em categorias não perecíveis, incluindo alimentos e bebidas. Em síntese, o grande desafio da marca é, além de prazos de entrega mais aceitáveis, fazer com que o consumidor fidelize à plataforma.
Em contrapartida, a controladora da Shopee anunciou, na última semana, que as perdas no Brasil vêm sendo reduzidas, porém ainda opera em prejuízo. O presidente da Sea, Forrest Li, disse durante a divulgação de tais resultados que o prejuízo ajustado antes de juros impostos de depreciação e amortização por pedido era de US$ 1,03 de julho a setembro. Tais números apontam uma melhora de 27,4% em relação à perda média registrada no trimestre anterior.
Em suma, Forrest afirmou que em um ano a receita do Shopee no Brasil avançou 225% até setembro. Porém a companhia não revela o faturamento da operação brasileira.