Realizar a manutenção do solo para que as folhas fiquem mais verdes e as raízes bem fortes garante que a planta cresça sem intercorrências. Portanto, é preciso assumir que qualquer processo de jardinagem exige responsabilidade. Cada espécie tem uma necessidade específica, então comece pesquisando quais as peculiaridades da semente que você decidiu cultivar. Além disso, algumas práticas para quem está começando também podem ajudar.
Veja também: Top 4 plantas para atrair energia positiva para dentro da sua casa
Boas práticas de jardinagem para iniciantes
Comece escolhendo as plantas certas
Conforme o clima e ambiente que você vive, é preciso escolher corretamente as plantas. Por exemplo, espada de São Jorge e samambaias são excelentes para quem vive em apartamento, assim como a zamioculca, voltada aos que não tem pet, devido à toxicidade. Faça um levantamento das informações antes de adquirir suas primeiras mudas, consultando amigos experientes.
Reserve um espaço com entrada de luz solar
Todas as plantas precisam, nem que seja de forma leve, fazer fotossíntese a partir da luz solar. Não esqueça de deixá-la um tempo sob o sol, cuidando para que não ultrapasse o tempo correto dessa exposição conforme sua variedade.
Atente-se à quantidade de água das regas
Use conta gotas, medidor ou regador para evitar que o solo fique encharcado e estabeleça um cronograma semanal levando em conta a necessidade de água das plantas. Caso precise viajar, deixe-as com algum vizinho, mas não esqueça que essa prática é determinante para a sua sobrevivência.
Procure orientação antes de podar
Procure averiguar a real necessidade de podar folhas e flores, porque na criação doméstica de plantas muitas vezes esse processo é tido como desnecessário. Dessa forma, oriente-se da melhor maneira para evitar podar demais e comprometer os caules.
Fertilize o solo com produtos químicos
Nos períodos mais quentes do ano, ou seja, na primavera e no verão, encontre métodos de adubagem eficientes. O fertilizante químico, ao contrário do adubo natural, impede que insetos cheguem aos vasos, destruindo a planta.