Uma das características marcantes do TikTok são os seus vídeos na vertical. Após a introdução de novas funcionalidades, que deixaram o aplicativo ainda mais chamativo para criadores de conteúdo – entre elas a maior duração dos vídeos – o app está trabalhando na possibilidade de fazer seus vídeos em tela e na horizontal.
Veja também: Desafio da jujuba do TikTok viraliza, mas internautas ‘penam’ para resolver
A TechCrunch confirmou a informação nesta terça-feira (13). Somente pessoas selecionadas pela plataforma podem testar no momento. Aqueles que tiveram o acesso verão um novo botão que faz com que a tela fique em fullscreen.
Quando vai sair a nova funcionalidade do TikTok?
Pelo o que foi apurado na publicação do TechCrunch, ainda não se sabe quando a plataforma planeja disponibilizar para o público a opção de tela cheia para todos os usuários. Uma das sugestões citadas pelo portal noticiador foi a possibilidade de conseguir girar a tela sem a necessidade de clicar no botão, só pelo ato de girar o aparelho.
Semelhança com outras plataformas de vídeo
Em contrapartida, o Youtube Shorts, até o momento desta publicação, tem um só formato, que é o tradicional que o TikTok também utiliza. A tendência das plataformas é viabilizar vários formatos diferentes e facilitar a visualização de seu conteúdo.
A depender da temática e dos equipamentos envolvidos, alguns criadores – em outras plataformas – pedem para que os usuários virassem o telefone para conseguirem ter uma maior visão do que está acontecendo.
Uma situação parecida ocorre com o TikTok. Ao gravar um vídeo na horizontal, ele terá de ser adaptado em formato vertical e algumas partes desejadas talvez sejam cortadas. Era uma questão de tempo para que uma rede como o TikTok, com tantos usuários, trabalhasse nesse quesito.
Levando em consideração que será uma opção e não uma imposição, mesmo com a preferência de alguns, os criadores de conteúdo conseguirão ter bons resultados com essa nova funcionalidade. O Youtube Shorts, em setembro deste ano, anunciou que os criadores podem obter receita com anúncios. Em uma batalha de funcionalidades e recursos, o interesse das plataformas é continuar inovando para atrair influencers e marcas.
Foto: Kaspars Grinvalds/Shutterstock