No sábado (10), taxistas e caminhoneiros terão direito a receber a sexta e última parcela do auxílio de R$ 1 mil concedido pelo governo federal. No caso do benefício, o dinheiro cai direto na conta da poupança digital do beneficiário.
Leia também: PT planeja pagar o Auxílio Caminhoneiro em 2023? Descubra agora!
Mesmo com a data caindo em um sábado, o pagamento está confirmado pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No mês passado, cerca de 680 mil motoristas foram contemplados.
O auxílio para motoristas autônomos foi viabilizada pela chamada PEC dos Auxílios e termina agora em dezembro. As primeiras parcelas foram pagas em agosto. Como o dinheiro cai na conta da poupança digital, ele pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. Assim, é possível fazer compras em lojas virtuais cadastradas, pagamentos de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.
Auxílio para caminhoneiros
O benefício pago aos caminhoneiros é destinado aos transportadores autônomos de carga cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes terrestres (ANTT), com situação cadastral ativa na data de 31 de maio de 2022.
No caso daqueles que não tinham prestado serviço de transporte de carga neste ano, foi exigido o envio de um autodeclaração do caminhoneiro, para que o benefício fosse liberado. No caso dos caminhoneiros, a autodeclaração podia ser feita digitalmente, pelo Portal Emprega Brasil e pelo aplicativo da Carteira de Trabalho digital.
Auxílio para taxistas
O auxílio para taxista é destinado a motoristas de táxi registrados nas prefeituras. Bastava, portanto, o taxista estar com o cadastro regularizado na prefeitura (ou no governo do Distrito Federal, no caso de Brasília) até a data limite (31 de maio). Caso estivesse regular, não era necessária qualquer ação por parte dos taxistas para ter direito ao pagamento.
Nos dois casos, também é preciso ter CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válidos. Cada CPF tem direito a apenas um auxílio, ainda que o beneficiário tenha mais de um veículo em seu nome.