Que a leitura é uma grande aliada das grandes mentes do mundo, já sabemos. A ficção ajuda na criatividade e na articulação. Mas, será que é justo atribuir parte do sucesso como empresário a um livro de ficção? Aparentemente, para Bill Gates, é sim.
Veja também: Bill Gates, Elon Musk e Steve Jobs: o que eles têm em comum que explica o sucesso em suas carreiras?
Em uma publicação no Inc, Bill Gates, menciona um livro de romance de ficção científica de forma especial. O bilionário é fã do autor Robert Heinlein, escritor de ficção científica e oficial da marinha.
Qual é o livro que Bill Gates se inspirou?
Todos os anos, em dezembro, o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que também é um leitor voraz, divulga uma lista de recomendação de livros de férias. No entanto, Gates resolveu listar logo os seus favoritos de todos os tempos.
O livro que mais impressionou o leitor foi um em particular, chamado “Stranger in a Strang Land”, de Robert Heinlein. Publicado em 1961, a obra é um romance de ficção científica em que Valentine Michael Smith, um humano que foi criado em Marte, volta para sua terra natal depois de adulto.
A boa notícia é que o livro já foi publicado no Brasil, por sua vez com o nome “Um Estranho Numa Terra Estranha”.
Considerações sobre o livro Stranger in a Strang Land
Mesmo sendo no futuro, o que mais impressionou Gates foi o fato do ator ter usado de cenários para fazer perguntas profundas sobre a natureza humana. “A melhor ficção científica impulsiona seu pensamento sobre o que é possível no futuro”. Curiosamente, Bill Gates, ao se juntar até a Microsoft, também teve ideias voltadas ao futuro que foram atribuídos ao seu sucesso.
Na publicação, é dito que Gates acredita que o livro foi um grande aliado da formação de seu pensamento e na expansão de sua mente. Não é a primeira vez que um bilionário fala sobre como os livros são inspiradores. No ano de 2018, Elon Musk comentou no Twitter que a série literária Foundation de Isaac Asimov o inspirou para criar a SpaceX.