O cofundador da Microsoft, Bill Gates, fez um alerta direto sobre o uso excessivo de celulares, especialmente entre os jovens. Segundo ele, há dois momentos essenciais do dia em que o ideal é deixar o celular de lado: durante as refeições e antes de dormir.
“Não usamos celulares à mesa enquanto comemos e não demos celulares aos nossos filhos antes dos 14 anos. Eles reclamavam que outras crianças já tinham”, contou Gates, em entrevista ao The Mirror.
Desconectar-se é fundamental
Bill Gates (Foto: Shutterstock)
Para Gates, momentos como as refeições em família devem ser livres de distrações digitais. Ele destaca a importância de estimular conversas, conexões reais e tempo de qualidade com quem está ao seu lado, algo que o celular, muitas vezes, impede.
“Momentos sem celular são fundamentais para o bem-estar emocional”, defende.
Além disso, o bilionário incentiva os pais a monitorarem o uso de telas e a introduzirem limites saudáveis em casa, inclusive estabelecendo uma idade mínima para o uso de smartphones: 14 anos.
Gates também pede que as empresas de tecnologia assumam responsabilidade sobre o impacto que seus produtos causam no comportamento das pessoas.
Ele destaca que o vício em telas pode desencadear ansiedade, isolamento social e até depressão, principalmente em adolescentes.
O que podemos aprender com isso?
O fundador da Microsoft reforça a importância de estabelecer limites claros no uso de dispositivos, principalmente para crianças e adolescentes.
Dito isso, em relação ao celular, é recomendado que as pessoas sigam as seguintes dicas, no que pode ser um “detox digital”:
-
Evite o uso do celular nas refeições, pois é o momento de conexão com pessoas reais.
-
Estabeleça um limite de idade para o uso de smartphones.
-
Tenha pelo menos duas horas por dia sem celular.
-
Incentive atividades offline.
-
Crie uma rotina noturna sem telas para melhorar o sono e o bem-estar.