Vai bombar em 2023: conheça as tendências tecnológicas mais promissoras

Especialistas em inovação e transformação digital apontam as tendências tecnológicas que irão fazer a diferença no ano que vem. Saiba quais são.



Não é novidade que os últimos anos trouxeram, além de inúmeros desafios, muita transformação, principalmente no ambiente digital. Impulsionados pela pandemia de covid-19, diversos setores da sociedade avançaram “décadas” em um curto espaço de tempo. Nesse cenário, quem está atento às tendências tecnológicas sai na frente.

Leia também: Faculdade XP abre 400 vagas 100% grátis em cursos de graduação em tecnologia

Agora, o clima segue acelerado, mas já sem o senso de urgência. Contudo, para não ficarem para trás, as organizações devem ficar atentas às principais tendências do segmento tecnológico.

Vale lembrar que inovações tecnológicas podem causar desconforto inicialmente por trazerem alterações na forma como pessoas e organizações conduzem processos e sistemas. Apesar disso, não ficar atento ao que está no horizonte pode ser especialmente arriscado para empresas e organizações, por perderem competitividade e oportunidades.

Confira abaixo a lista de tendências tecnológicas que corporações devem ficar bastante atentas no próximo ano. A seleção foi levantada pela BTTECH a pedido do Canaltech.

As 10 tendências tecnológicas para 2023

Metaverso

Apesar de não ter dominado 2022, o Metaverso ainda deve ser observado de perto no ano que começa. Segundo um estudo da Gartner, mais de 40% das grandes instituições ao redor do mundo, devem usar uma combinação de Web3, nuvem, realidade aumentada e gêmeos digitais em projetos baseados em metaverso para aumento de receita.

Rede 5G

Em 2022, o 5G já chegou às capitais brasileiras e teve sinal verde para começar a chegar às cidades com mais de 500 mil habitantes no país. A quinta geração da internet oferece alta velocidade na transmissão de dados, novas aplicações e uma nova transformação na tecnologia — e sua aplicação deverá crescer exponencialmente em 2023.

ESG

Em 2023, o público e, consequentemente as empresas, estarão mais atentas ainda aos conceitos de sustentabilidade como o ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e o Net Zero (zero emissões de carbono). Encontrar formas de investir em soluções inovadoras para atender essas demandas será cada vez mais uma necessidade.

SuperApps

Os SuperApps chegaram contudo. A expectativa é que 50% da população mundial esteja na condição de usuários ativos de vários SuperApps até 2027, segundo o Gartner. Os SuperApps combinam recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único software.

Tokens

Os tokens devem, já em 2023, substituir o controle de ativos ao “transformarem” dados reais em equivalentes em formato digital e seguro, protegidos por criptografia. Podem passar por esse processo bens, ativos e até moedas correntes.

Criptografia

A criptografia deve ser ainda mais aperfeiçoada em 2023. Essa tecnologia consiste na transformação de dados e mensagens em códigos para evitar que sejam decifrados em um possível ataque hacker. O processo utiliza algoritmos para a geração de chaves criptográficas, assinaturas digitais e verificações para proteger a privacidade dos dados e até transações financeiras das empresas.

Privacidade

No Brasil temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e no exterior, o número de leis similares está cada vez maior. As corporações vão se adequar ainda mais em 2023 para garantir a segurança de suas informações e de seus clientes.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial tende a se tornar cada vez mais adaptável, inclusive em 2023. Além de ser uma parceira de entretenimento, ela pode ser uma aliada importante de empresas, principalmente na tomada de decisões e produtividade.

Avanços na saúde

Com a evolução tecnológica, deve avançar também a área da saúde em 2023. Dentre os temas que terão destaque no segmento, estão a telemedicina e o desenvolvimento de medicamentos por meio de testes virtuais.

Cidades inteligentes

O conceito de cidade inteligente também deve se expandir em mais municípios do país, visando tornar-se mais eficientes. O uso da tecnologia de maneira estratégica é aplicada para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias, conforme a demanda dos cidadãos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário