scorecardresearch ghost pixel



Veja como fazer a consulta do Bolsa Família pelo CPF em janeiro

Bolsa Família deve voltar já em janeiro, assim que Lula assumir de vez o cargo de presidente. Veja o que muda para as famílias que hoje recebem o Auxílio Brasil.



Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições como presidente eleito, o Auxílio Brasil voltará a ser o Bolsa Família. A troca de programa tem preocupado algumas famílias que recebem o benefício hoje, pois elas temem prejuízos. Entenda como será feita a transição e como fazer a consulta do Bolsa Família em janeiro de 2023.

Leia mais: Veja o que muda com a volta do Bolsa Família no lugar do Auxílio em 2023

Antes de tudo, é importante que as famílias que já recebem o Auxílio Brasil fiquem tranquilas, pois não haverá perda de benefício com a troca de programa. É o que garante a equipe de transição de governo.

A gestão continuará a ser feita pelo Ministério da Cidadania.

Bolsa Família em janeiro

O programa em questão é a grande marca do governo Lula, afinal de contas, ele foi a base para o Auxílio Brasil, que seguiu o atendimento das famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza.

Para ter acesso ao benefício, é preciso ter o Cadastro Único (CadÚnico) do governo. Os dados devem estar atualizados, pois o tempo máximo de validade deles é dois anos. Sempre que houver qualquer mudança na família, como um novo endereço, nascimento, morte, troca de emprego e outras informações essenciais, você deve reportar.

Em 2023, com a retomada do Bolsa Família, as famílias que recebem o benefício poderão consultar as parcelas de um jeito simples. Será por meio do CPF e no aplicativo que ainda continuará com o nome de Auxílio Brasil. Na prática, nada vai mudar para quem já é beneficiário do programa.

Por meio da ferramenta, os grupos conseguem checar o valor das parcelas, a data de pagamento, assim como a conta vinculada à inscrição. Há ainda a opção de consulta por meio das centrais de atendimento e por meio do app Caixa Tem, que é muito acessado pelos brasileiros.

Mais uma vez será preciso indicar apenas o CPF e a senha cadastrada no sistema para acessar as informações. Quem preferir, pode entrar em contato pelo telefone do ministério no número 121. A previsão do governo é manter o pagamento do Bolsa Família em R$ 600, além do adicional de R$ 150 para as famílias com crianças de até 6 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário