O verão começa oficialmente nesta quarta-feira (21), às 18h48 no horário de Brasília, para a maior parte do país. As exceções são partes do Amazonas, Pará e quase todo território de Roraima e Amapá, que ficam na parte Norte do globo.
Leia também: País terá mais temporais na semana; confira a previsão
Com o solstício de verão no Hemisfério Sul dando início à estação por aqui, você sabe o que esperar do tempo?
No verão, os dias são mais longos que as noites e contam com mudanças rápidas nas condições do tempo. A estação também é marcada pelo período de elevação das temperaturas em todo o país. Alguns fenômenos típicos dessa época são: chuvas fortes, ventos de intensidade moderada à forte, granizo e descargas elétricas.
De acordo com o Inmet, a exceção para essa regra fica com o extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm.
O instituto ainda indica chuvas acima da média no Espirito Santo, Triângulo Mineiro, Belo Horizonte, oeste e leste de São Paulo e praticamente toda a região Centro Oeste durante a estação.
Com relação à temperatura, o instituto prevê que praticamente todo o Brasil deve ter temperaturas dentro da média esperada. As exceções são o Tocantins e o Pará, que devem ficar ligeiramente mais quentes que a média.
Temporais abrem o verão
Boa parte do país deve ver o verão se iniciando com temporais, segundo o Inmet. Os maiores acumulados de chuva são previstos para uma faixa que abrange o Espirito Santo até o norte do Mato Grosso e o sul do Pará.
Esta semana, as temperaturas máximas podem passar de 30°C em partes das regiões Nordeste e Norte, além de algumas partes do Paraná e Santa Catarina. A temperatura máxima prevista fica na faixa oeste do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul no dia 24, quando deve atingir 36°C.
A estação termina em 20 de março de 2023 às 18h25, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).