scorecardresearch ghost pixel



Aluguel de carros: está mais caro e difícil na virada; saiba os motivos

Dificuldade de conseguir veículos e aumento das tarifas devem seguir durante todo o verão para o mercado de aluguel de carros.



O cenário não é dos melhores para quem quer ou precisa alugar um veículo neste final de ano. Segundo a ABLA (Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis), a demanda pelo aluguel de carros está 15% maior que o mesmo período do ano passado. Como consequência, muitas locadoras estão sem disponibilidade de veículos para o Réveillon.

Leia também: Carro por assinatura é lançado no Brasil e está fazendo o maior sucesso

Para o presidente da ABLA, Merco Aurélio Nazaré, a tendência deve se estender pelo verão, com o aumento do turismo doméstico em 2023. “Os preços das passagens áreas para continuam altos e isso também estimula o uso do carro como meio de transporte para viagens de férias, principalmente as de média e de curta distância”, avalia.

Atualmente, as locadoras de veículos são os principais clientes de montadoras no Brasil, mas a chegada de novos carros na fora pode não ser suficiente. “Mesmo com a frota maior, diante do aumento da procura no verão, poderá faltar carro alugado para quem deixar para fazer reservas só na última hora”, explica.

Tarifas maiores para aluguel de carros no verão

Além de enfrentar a alta demanda e falta de carros, quem conseguir encontrar veículos para alugar deve encontrar preços mais saldados. O presidente da ABLA explica que quatro fatores contribuem para a alta: aumento da taxa de juros para a compra de carros novos, do preço do carro zero, do custo de manutenção e a maior depreciação da frota em relação ao ano anterior.

“Mas é bom lembrar que existem campanhas pontuais que permitem que o consumidor, ao programar-se com a devida antecedência, fazendo a reserva de carro como se faz a compra de uma passagem aérea, consiga preços melhores”, dá a dica. Para o ano que vem, segundo a Movida para o UOL, as tarifas devem continuar subindo, com estimativa de que a tarifa base passe de R$ 139 para R$ 150.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário