scorecardresearch ghost pixel



Vilões ocultos: eles AUMENTAM sua conta de luz e você nem desconfia

Sua conta de energia está cada vez mais alta? Saiba o que pode estar ocasionando o aumento e como garantir um desconto no fim do mês.



A conta de energia é um dos maiores responsáveis pelos gastos mensais das famílias brasileiras. De acordo com uma projeção liberada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é esperado que a tarifa tenha um aumento médio de 5,6% em 2023. Que tal identificar o que pode estar aumentando a conta, a fim de conseguir um desconto?

Leia mais: Veja como conseguir até 100% de desconto na fatura de energia em dezembro

Um dos maiores responsáveis pelos altos valores na conta é o uso prolongado do chuveiro. Por alguns utilizarem a energia para esquentar a água, os banhos quentes e demorados acabam por consumir muita eletricidade no dia a dia, o que acaba gerando um aumento considerável no valor final da fatura que chega a assustar.

A solução para continuar tomando banhos quentes e diminuir o valor da conta de energia é utilizar o chuveiro moderadamente. É recomendado também utilizar o aparelho no modo verão e o desligá-lo ao se ensaboar e lavar os cabelos. Parece algo óbvio de se sugerir, mas é grande o número de pessoas que ignoram a recomendação.

4 dicas para diminuir a conta de luz

Além do uso moderado do chuveiro elétrico, os brasileiros também podem realizar outras pequenas ações que terão um grande impacto no valor final de suas contas. A primeira delas é investir em aparelhos elétricos com tecnologias recentes, visto que os aparelhos mais antigos gastam bastante energia para o seu funcionamento.

Ao adquirir um novo produto elétrico, é preciso verificar seu Selo Procel, pois assim é possível analisar a sua eficiência no consumo de energia, uma vez que ele apresenta uma classificação confiável sobre o gasto elétrico.

O ferro de passar, assim como o chuveiro, também utiliza a energia para esquentar. É recomendado acumular uma boa quantia de roupas para utilizar o eletrodoméstico de uma só vez. Nada de ficar ligando e desligando!

Por fim, fique atento ao tempo de carga do celular. Ao deixar o telefone conectado na tomada por mais tempo que o necessário para completar sua carga, a energia continua sendo consumida.  Desse modo, retire o carregador da tomada assim que o aparelho já estiver carregado por completo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário