O Brasil é um dos países que mais consomem Internet do mundo, mesmo com parte da população não tendo acesso. Consequentemente, o brasileiro é um dos mais ativos nas redes sociais. Em uma pesquisa feita na última edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box estão os aplicativos mais baixados e que os brasileiros mais usam.
Veja também: Demorou hein, Instagram! Página para relatar conta hackeada agora existe
Essa publicação avalia os hábitos brasileiros relacionados ao consumo de conteúdo e serviços móveis.
Porcentagem de download das principais redes sociais
O Instagram ficou em primeiro lugar. Na pesquisa realizada com uma base de 2.039 brasileiros com smartphone, a pergunta para os entrevistados era: “você tem o Facebook/Instagram/Kwai/Linkedin/Tiktok/Twitter instalado no seu smartphone?”.
Repare abaixo o percentual das respostas.
Em resumo, 92% dos entrevistados tinham o Instagram instalado. Falando de grupos sociais, o Instagram está instalado em 95% dos smartphones de mulheres e em 88% nos dos homens.
Outro parâmetro utilizado foi a da faixa etária. Foi notado que a presença da primeira colocada era mais abundante em jovens de 16 a 29 anos (95%), em seguida os grupos de 30 a 49 anos (92%) e com mais de 50 anos (86%).
Em segundo lugar, o Facebook, com 85%, teve uma distribuição mais equilibrada. A sua proporção cresce conforme a idade do entrevistado. Entre os usuários de 16 a 29 anos, 82% têm o Facebook instalado. De 30 a 49 anos, sobe para 85%. Por último, 86% de 50 anos para cima.
Apps que o brasileiro mais usam
Ter o aplicativo não significa necessariamente que é utilizado frequentemente, mas dá alguns sinais sobre padrões. Do mesmo jeito que é o mais baixado, o Instagram também é o preferido dos brasileiros.
Além disso, 35% dos entrevistados comentaram que o Instagram é o app escolhido para passarem o seu tempo. O WhatsApp ficou logo atrás com 30%. Mesmo atrás, o mensageiro é o aplicativo que o brasileiro mais abre ao longo do dia.