15 cidades com os piores transportes públicos: será que tem Brasil no meio?

Pesquisa traz um panorama de tendências globais de transporte público. O trânsito nestas cidades é caótico e pega pesado com os motoristas.



Uma pesquisa feita pelo aplicativo Moovit apontou as piores cidades do mundo quando o assunto é tempo médio gasto em transporte público. Quatro cidades brasileiras aparecem neste ranking.

Leia mais: Tem dificuldade para achar vaga? Apple Maps vai te ajudar a estacionar

O levantamento ocorreu a partir da análise de milhões de viagens por transporte público feitas por usuários do aplicativo no último ano.

Piores cidades do mundo no quesito transporte público

Quando o assunto é perder tempo no transporte público, quatro cidades brasileiras se destacam mundialmente. Entre as 15 piores, o Rio de Janeiro ocupa o quarto lugar do mundo. A próxima cidade brasileira a aparecer no ranking é Recife, em 7º lugar, seguido de São Paulo, em 10º lugar. Por fim, vem Belo Horizonte, ocupando o 11º lugar do ranking.

Veja a lista completa:

  1.  Bogotá (Colômbia): 71 minutos
  2.  Cidade do México: 73 minutos
  3.  Istambul (Turquia): 77 minutos
  4.  Rio de Janeiro: 67 minutos
  5.  Monterrey (México): 66 minutos
  6.  Ankara (Turquia): 65 minutos
  7.  Recife: 64 minutos
  8.  Izmir-Aydin (Turquia): 63 minutos
  9.  Lima (Peru): 62 minutos
  10.  São Paulo: 62 minutos
  11.  Belo Horizonte: 61 minutos
  12.  Guadalajara (México): 59 minutos
  13.  Bangkok (Tailândia): 58 minutos
  14.  Bursa (Turquia): 58 minutos
  15.  Antália (Turquia): 58 minutos

Dados

Em suma, o relatório inclui dados sobre viagens de ônibus, metrô, trem, VLTs, barcas e outros meios de transporte público. Da mesma forma, os dados também trazem estatísticas de tempo de espera, distância percorrida e porcentagens de pessoas que fazem duas ou mais baldeações e micromobilidade.

No Rio de Janeiro, por exemplo, 11,73% das pessoas demoram duas horas ou mais por viagem. Já no Recife, essa mesma média é de 8,87%.

Já quando o assunto é viagens de média duração, São Paulo ocupa o 5º lugar no ranking, como uma porcentagem de 33,86% de passageiros que gastaram entre uma e duas horas por trajeto. Por fim, neste mesmo recorte, aparecem Rio de Janeiro e Recife, logo em seguida, com médias de 32,72% e 32,21% de pessoas, respectivamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário