O Ministério de Minas e Energia (MME) garantiu nesta segunda-feira, 9, a normalidade no abastecimento de combustíveis após os atos golpistas que ocorreram em Brasília no domingo, 8. A informação foi divulgada por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do governo federal.
Leia mais: Combustível vai aumentar? Entenda como ficam os preços com Lula
Segundo a nota, o “MME, em articulação com as entidades vinculadas, tem garantido a normalidade do abastecimento nacional de combustíveis e o funcionamento adequado de refinarias, terminais e bases de distribuição”. O documento leva a assinatura do ministro Alexandre Silveira.
Abastecimento em todo o Brasil
O informe foi distribuído no domingo à noite. “Além de monitorar o status de protestos nessas estruturas, seguimos atentos e em articulação com outras Pastas e Estados para assegurar o suprimento”, completa a comunicação oficial do Ministério de Minas e Energia.
Em conformidade, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) também se manifestou por meio de nota oficial. Em suma, segundo o documento, a convocação de atos nas refinarias e distribuidoras de combustíveis colocou a FUP e seus respectivos sindicatos em alerta por toda a noite após os atos ocorridos em Brasília.
Federação Única dos Petroleiros
Por fim, a nota da FUP ainda afirma o papel estratégico da Petrobras para o país. Em síntese, para a Federação Única dos Petroleiros, a “a tentativa frustrada dos terroristas de invadir as instalações da Petrobras demonstra a importância estratégica da empresa, aumentando a nossa responsabilidade de reconstrução da companhia”, diz a nota.
Contexto
Neste domingo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos três poderes. Por fim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal. A ação está prevista para durar até o dia 31 de janeiro.