scorecardresearch ghost pixel



Adeus à iluminação artificial: futuro estará nas árvores e plantas brilhantes

Descubra o que são as plantas que brilham no escuro e como elas podem ser aplicadas no futuro para diversos fins dentro das cidades pelo mundo.



Já imaginou trocar todas as luzes da sua cidade por plantas que brilham no escuro? Algumas pessoas acreditam que isso será possível em um futuro não tão distante. Afinal, esse tipo de vegetal já existe e foi desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA.

Veja também: Jardim milionário! 6 plantas ligadas ao dinheiro para ter em casa já

Plantas que brilham no escuro já são realidade

Os pesquisadores injetaram nanopartículas fotoluminescentes nas plantas que criaram efeito luminoso por quase 4 horas. De acordo com os pesquisadores, a luz do vegetal foi fraca, mas mostrou que a teoria poderia ser aplicada na prática.

A iluminação foi suficiente para conseguir ler um livro em um ambiente escuro com bastante tranquilidade. O resultado foi atingido por conta de uma enzima bifuncional com nome de luciferase. A reação observada nas plantas é a mesma que ocorre com os vagalumes, por exemplo.

Algumas pessoas acreditam que, no futuro, será possível aprimorar o experimento para conseguir fazer com que árvores e outros vegetais sejam capazes de produzir luz.

Empresas já trabalham nessa área

No entanto, fora da universidade, também existem empresas que trabalham na produção de plantas brilhantes. Na verdade, as plantas que brilham no escuro apresentam uma alteração em seu DNA neste caso. Cientistas da companhia Light Bio desenvolveram espécies geneticamente modificadas de plantas que se “acendem” na ausência de luz.

Para isso, foi utilizada a composição de fungos bioluminescentes em plantas de tabaco. O resultado foi o de folhas que emitem brilho verde neon, o qual permaneceu presente desde a fase muda até a maturidade do vegetal.

Durante o dia ou enquanto há iluminação dentro de casa, as plantas têm folhas comuns, de coloração verde. Durante à noite ou no escuro é que a mágica acontece. Os exemplares de tabaco se tornam plantas que brilham no escuro, emitindo um brilho que sai de dentro para fora do vegetal. Dá para observar os veios e os padrões das folhas como em um raio-X.

Quais seriam os cuidados necessários

Na prática, os cuidados com o cultivo desses vegetais são os mesmos que qualquer outra planta apresenta. A Light Bio diz que não é preciso nenhum tipo de zelo extra para manter as unidades vivas e em pleno desenvolvimento.

A empresa deve lançar a primeira planta comercial em breve, chamada de Firefly Petunia. O mais intrigante é que existe uma extensa fila de espera para adquirir um desses vegetais tão interessantes.

A previsão é a de que as unidades comerciais comecem a ser amplamente distribuídas a partir de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário