A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por mudanças desde a Reforma da Previdência, em 2019. Muita coisa mudou e algumas alterações entrarão em vigor somente agora em 2023. Veja quais são as novas regras para este ano e como dar entrada no pedido de aposentadoria sem perder nenhum prazo importante.
Leia mais: INSS volta a pagar aposentadorias e pensões; confira quem recebe hoje
Muitos brasileiros que vão solicitar o benefício da aposentadoria junto ao INSS ainda estão em dúvida, principalmente sobre qual é a regra que mais vale a pena. Quem pretende pedir o benefício neste ano deve ter atenção aos requisitos, principalmente as mulheres, já que para elas a reforma trouxe mais alterações nas regras.
Pedido de aposentadoria em 2023
A aposentadoria por idade, por exemplo, não mudou nada para os trabalhadores do sexo masculino. Mas para as mulheres o pedido só poderá ser feito para quem tiver 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. A partir de 2023 não haverá mais mudança na idade mínima para dar entrada no pedido do benefício.
Por outro lado, quem pretende pedir a aposentadoria com base na regra dos pontos deve considerar que a contribuição mínima para mulheres é de 30 anos e 35 para homens.
Nesse caso será preciso somar o tempo de contribuição e a idade. Os homens deverão ter 100 pontos e as mulheres 90. Por exemplo, o homem que contribuiu por 35 anos e tem 65 anos de idade conseguirá se aposentar por somar o total de 100 pontos.
Na aposentadoria pela regra da idade progressiva, o homem que tiver 35 anos de contribuição e a mulher com 30 anos poderão se aposentar desde que tenham a idade mínima exigida. Neste ano de 2023 a idade mínima será 63 anos para homens e 58 anos para mulheres.
O pedido da aposentadoria em 2023 pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Quem tiver dúvidas sobre a regra mais viável para conseguir a aposentadoria, a dica é fazer uma simulação no próprio site ou aplicativo do INSS.