scorecardresearch ghost pixel



Aquaplanagem! ESTE é o macete que pode salvar a sua vida na chuva

Confira um truque bem simples que será capaz de evitar acidentes de trânsito com pista úmida. Fuja da aquaplanagem com uma dica prática.



No Brasil, os meses de dezembro até março são marcados por fortes chuvas, mas também por recesso escolar e férias trabalhistas. Isso faz com que um sinal de alerta seja aceso neste momento. Na hora de pegar estrada ou mesmo de dirigir sob chuva, é importante ter cuidados com a aquaplanagem do veículo.

Veja também: ‘Carro velho é que faz corrida boa’! Top 12 veículos baratos que ainda bombam

Para quem não está tão familiarizado com o termo, a aquaplanagem ocorre quando o carro passa por uma superfície úmida ou alagada e perde o atrito com o solo. Isso faz com que o carro fique à deriva e o motorista perca a capacidade de direção. Graves acidentes são ocasionados por conta do fenômeno.

Como evitar a aquaplanagem do automóvel em dias de chuva e em alagamentos

A primeira coisa que você deve saber é que sempre se deve procurar lugares seguros em caso de tempestades e fortes chuvas. Além disso, nunca enfrente uma enchente ou alagamento se estiver dentro do automóvel. Em casos de emergência, acione as autoridades locais, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Guarda Civil ou Defesa Civil.

Mais do que isso, também é preciso saber que o carro pode sofrer com a aquaplanagem em velocidades acima dos 90 km/h. Mais devagar do que isso, os pneus do carro são capazes de cortar a lâmina d’água sem perder o atrito com o solo. No entanto, isso só vale para o asfalto úmido e não para situações de transbordamento e enchentes.

Os pneus do carro também devem estar em dia, o que significa não estarem carecas. Os veios (sulcos) de cada pneumático não podem ser mais rasos do que 1,6 milímetros, de acordo com as normas de segurança mundial.

Conheça o truque que pode salvar a sua vida

Se você enfrentar uma pista muito molhada, pode ficar sem freio devido ao acúmulo de água. Para resolver o problema, existe um macete bem simples.

Nesta situação, antes de chegar no cruzamento, você deve dirigir em segunda ou terceira marcha e acelerar e frear o carro ao mesmo tempo. Assim, os freios esquentam e evaporam a água que possa ter se acumulado na região.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário