scorecardresearch ghost pixel



Banco Central anuncia criação de blockchain própria para o Real Digital

A expectativa é que o Real Digital comece a fase de testes ainda em 2023. Apesar disso, acesso aos brasileiros está previsto somente para o ano que vem.



O Banco Central anunciou a criação de uma blockchain para o Real Digital, que deve ser lançado em 2024. Para tanto, o atual Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) terá que migrar para a economia digital. A informação foi divulgada pelo diretor do BC e responsável pelo projeto.

Leia mais: Banco Central informa que brasileiros têm R$ 2,2 bilhões ‘esquecidos’

Segundo Fabio Araujo, em entrevista ao Valor Econômico, a criptomoeda Ethereum serviu de inspiração para a blockchain. O atual sistema de pagamentos do Brasil é antigo, com mais de 20 anos. Com base nos novos projetos, o modelo fica ultrapassado por não ter o suporte necessário para os contratos inteligentes e blockchain.

Blockchain para o Real Digital

A intenção do Banco Central é criar um novo sistema de pagamentos digital para atender todo o potencial do Real Digital. Em entrevista ao Valor Econômico, o diretor do Banco Central disse que é preciso fazer o Sistema de Pagamento Digital que será a plataforma do Real Digital.

Fabio Araujo também destacou que a mudança vai permitir um funcionamento integrado com o sistema que já existe. Com a atualização, o Sistema de Transferência de Reservas (STR), assim como a mudança de titularidade do ativo que ocorre na B3, será feita por meio dos contratos inteligentes.

Além disso, sobre a blockchain para o Real Digital, o Banco Central não ficará responsável pelo desenvolvimento. A instituição fará uma licitação, mas todos os pontos ainda estão em fase de definição. Por essa razão, os detalhes ainda não foram divulgados pelo Banco Central.

Ao citar o Ethereum, Araujo explicou que a criptomoeda serve de inspiração. Ela é a segunda principal cripto do mercado e maior referência em protocolo para contratos inteligentes.

A expectativa é que o Real Digital comece a fase de testes ainda em 2023. Apesar disso, o acesso aos brasileiros está previsto somente para o ano que vem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário