A bateria dos dispositivos pode ser um problema dos grandes. Alguns deles ficam viciados por hábitos prejudiciais por parte dos consumidores (dentro ou fora do sistema operacional).
Veja também: Velocidade da luz! 10 celulares são os mais rápido do mundo; veja lista
Existem recomendações acessíveis, sem complexidade e que todos os usuários conseguem fazer sem a necessidade de outro aplicativo de auxílio. Vamos a elas!
1. Diminua o brilho
A primeira dica é diminuir o brilho da tela. Quanto maior o brilho, mais é consumida a bateria. O ideal é variar o brilho de acordo com a atividade. Somente para jogar ou ver algum filme numa plataforma de streaming, que o brilho no máximo talvez seja o mais confortante.
2. Ative o modo de economia de energia
Disponível para smartphones, a função é uma escolha útil. Ele desativa certas opções e prolonga o tempo útil do dispositivo por um bom tempo, ainda mais para aqueles que estão sem um carregador por perto.
3. Evite carregar sem necessidade
Procure carregar o seu dispositivo quando ele estiver com a bateria baixa. Quando ele estiver acima da média, não é necessário, salvo exceções em que o usuário passe o dia fora e sem carregador.
A porcentagem de bateria recomendada para que ele vá direto para o carregador é entre 5% e 10%. Bons hábitos evitam um possível vício da bateria do seu celular.
4. Use o modo escuro/noturno
A opção está disponível tanto para PC quanto para smartphones. A maioria dos aplicativos possuem essa opção, seja nas redes sociais ou em navegadores. Para ativar o modo noturno no Samsung:
- Vá até configurações
- Entre em “visor”
- Selecione a opção “escuro”
O passo a passo varia de acordo com a marca. Caso o seu celular seja Xiaomi ou Motorola, você deve ir em Configurações – > Tela – > Modo Noturno
Para usuários de iPhone: Ajustes – > Tela e Brilho – > Escuro.
5. Desligue a localização enquanto não estiver utilizando
Toda vez que você entrar em um aplicativo que demanda da sua localização, ele requisita a ativação e acaba por ficar lá ligada, sendo que não há necessidade de saber a sua localização o tempo todo. Tal permissão faz com que o celular continue consumindo mais bateria funcionando em segundo plano.
Foto: Lee Charlie/Shutterstock