Provavelmente você usa o pano de prato todos os dias, seja para secar as mãos ou finalizar a secagem da louça. Nesse caso, sua superfície acaba acumulando muitas sujidades e microorganismos. Mesmo que aparenta estar limpo, os tecidos costumam atrair bactérias que não podem ser vistas a olho nu, portanto, jamais esqueça de garantir a limpeza desses materiais.
Veja também: 2 em 1: detergente caseiro dá brilho e a limpeza final fica espetacular
Maneiras de limpar seu pano de prato de forma eficiente
Usando água morna e sabão em pó
Primeiramente, ferva 1L de água e depois adicione tudo em um balde, adicionando 1 colher de sopa de sabão em pó. Misture para diluir o conteúdo e antes de colocar os panos de prato, certifique-se que eles não apresentam partículas de sujeira visíveis. Essa mistura ajuda a desinfetar e manter o tecido maleável, preservando suas fibras que ficam desgastadas após o uso. Dessa forma, a demolhagem precisa durar no mínimo 2 horas até o enxágue.
Com uma mistura de bicarbonato de sódio e álcool
Outra solução incrível para higienizar os panos é a união do álcool com o bicarbonato de sódio, fáceis de serem adquiridos. Em um borrifador, acrescente 200ml de álcool mais 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Feche o recipiente e agite bem, borrifando o líquido nas áreas manchadas. Depois esfregue bem e finalize a lavagem com detergente.
Aproveitando o vinagre e o sol
Em uma bacia, coloque água e vinagre de álcool na mesma proporção, mergulhando os panos nessa mistura. Deixe a mistura agir por alguns minutos e retire o excesso de água, mantendo o tecido no sol por duas horas. Depois desse período, lave os panos de prato na máquina de lavar, observando se todas as marcas foram removidas com sucesso.
Cuide da sua casa para preservar o bem-estar
Estas dicas são ótimas para você limpar corretamente seus panos de pratos, considerando que muitos se esquecem de higienizar parte dos materiais usados na rotina de limpeza. Ou seja, outros panos usados no dia a dia, assim como a bucha, precisam de atenção, evitando a proliferação de microorganismos que podem causar doenças infecciosas.